A WEB como ferramenta investigativa em pesquisa: o exemplo do plágio acadêmico
Résumé
A utilização de entrevistas online como possibilidade metodológica na construção de dados de pesquisa no campo da Educação tem sido um tema de pouco debate. Este artigo aborda o uso da web como ferramenta investigativa em uma pesquisa em que questões éticas estão em pauta: a realização do plágio. As perguntas de pesquisa focaram as relações existentes entre plágio e autoria em pesquisas acadêmicas e dos modos como professores universitários e estudantes de graduação lidam com a fronteira entre esses dois. Foram comparados dados obtidos por meio de entrevistas realizadas online e entrevistas presenciais. A opção pela entrevista online justificou-se pelo plágio ser um tema complexo que pode causar constrangimento ao entrevistado para fazer confissões ou declarações pessoais. Um total de 30 alunos de licenciaturas participaram da pesquisa, sendo que 15 foram entrevistados no modo presencial e 15 por meio de Ferramentas Síncronas de Comunicação (FSC). Os resultados indicam que as FSC são mais lentas que a fala ao vivo, permitem a realização de outras tarefas simultaneamente, levando quebrando a fluência da entrevista. Além disso, o método está sujeito a edições no texto e respostas mais cuidadosas e selecionadas, o que na oralidade não acontece: as revisões não apagam o que já foi dito. A eficiência da tecnologia foi outra questão que se destacou: problemas de conexão levaram a quebras na fluência da entrevista. Já as entrevistas presenciais têm a desvantagem tecnologia da audiogravação, o que pode levar a partes inaudíveis e perda de dados. Palavras-chave: Entrevistas online. Formação de professores. Metodologia de pesquisa. Plágio. Abstract The use of online interviews as a methodological option in the construction of research data in the field of Education has been a topic of little debate. This article aims to discuss the use of the Web as an investigative tool in research in which ethical issues are the topic of discussion: in this case, about committing plagiarism. The research questions focused on the existing relationships between plagiarism and authorship in academic research and the ways in which university professors and undergraduate students deal with the boundary between these two. Data obtained from online and face-to-face interviews were contrasted. Online interviews were used as a means to reduce embarrassment when discussing and confessing having committed plagiarism. A total of 30 students in teacher's education courses participated in this research, half of which were interviewed face-to-face and the other half through the use of synchronous communication tools (online). Results indicate that the online interviews are slower than face-to-face, since they allow for simultaneous multi-tasking, which interferes with the interview's course. Additionally, that method allows for text editing, yielding responses that are more careful and selected; that does not happen in face-to-face interviews, where revisions do not delete what has already been said. The efficiency of technology was another matter that stood out: connection problems led to unwanted interruptions of the interviews. On the other hand, face-to-face interviews had the disadvantage inherent to using audio recording: unintelligible speech and loss of data. Keywords: online interviews, teacher education, plagiarism, research methodology.Téléchargements
Publié-e
2017-11-29
Comment citer
Dias, W. T., & Eisenberg, Z. (2017). A WEB como ferramenta investigativa em pesquisa: o exemplo do plágio acadêmico. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(42), 185–202. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2051
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Rubrique
Artigos