Prática mí­dia-educativa de análise de produtos e conteúdos midiáticos nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro

Auteurs-es

  • Marcus Tadeu Tavares PUC-Rio - ESPM-Rio
  • Rosalia Duarte PUC
  • Carolina Jordão UFRJ

Résumé

Este artigo apresenta e discute resultados da pesquisa que analisa práticas mí­dias educativas nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro, em especial práticas compartilhadas de ver, ler, ouvir, analisar, inquirir, questionar, compreender filmes, ví­deos e textos jornalí­sticos, identificadas como consolidadas. O levantamento, realizado por meio de questionários online, envolveu 909 escolas do municí­pio. Os dados foram estratificados considerando os segmentos atendidos e o tamanho das escolas. Também foram produzidas análises bivariadas e multivariadas, considerando os estratos (por segmento e por tamanho), o tipo de atividade (análise, produção e práticas pedagógicas com uso de mí­dias), o número de equipamentos disponí­veis (infraestrutura tecnológica) e a frequência de realização das atividades (diariamente, semanalmente, bimestralmente, semestralmente e anualmente). A prática mí­dia-educativa de análise de conteúdos e produtos midiáticos, objeto do presente artigo, foi identificada em boa parte das escolas. Os resultados nos permitem dizer que as escolas têm como prática consolidada a análise de imagens, de imagens verbais e não verbais. A partir do levantamento, os dados permitem, ainda, identificar três fatores que contribuí­ram para a consolidação da prática mí­dia-educativa na rede de escolas do Rio de Janeiro. São eles: 1- o investimento na educação como polí­tica de Estado e não de governo; 2- o entendimento de que crianças e jovens são cidadãos, com prioridade absoluta, de direitos de liberdade, como foco na mí­dia-educação; e 3 - o comprometimento e envolvimento dos professores de sala de aula com o tema.

Biographie de l'auteur-e

Marcus Tadeu Tavares, PUC-Rio - ESPM-Rio

Jornalista e professor. Doutorado em Educacao pela PUC-Rio. Pesquisador associado ao Grupem.

Publié-e

2016-07-22

Comment citer

Tavares, M. T., Duarte, R., & Jordão, C. (2016). Prática mí­dia-educativa de análise de produtos e conteúdos midiáticos nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 323–349. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2045

Numéro

Rubrique

Artigos