A cidade como espaço educativo: contribuições da Pedagogia Social

Auteurs-es

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraí­ba
  • Ada Raquel Teixeira Mourão Universidade Federal do Piauí­

Résumé

O texto apresenta um debate acerca da perspectiva da cidade como contexto de formação humana a partir da vivência dos espaços comuns. As reflexões que configuram o trabalho emergem de interlocuções entre fontes teóricas da Educação, Pedagogia Social e Psicologia Social, campos nos quais se situam discussões sobre a dimensão psicossocial da vivência urbana, da cidade educadora e das intervenções de animação sociocultural para o aprofundamento das relações entre espaços e tempos de educação na sociedade contemporânea. Os aspectos tratados na construção do debate possibilitam desdobrar o argumento da vida em/na/para processos comunitários como centro das experiências educativas urbanas para o fortalecimento da convivência cidadã. Propõe-se que a educação para a cidadania se atrela, diretamente, aos modos cotidianos de percepção, vivência, comunicação e cooperação das pessoas em espaços públicos urbanos diversos e que os processos inscritos no marco da Educação Social devem se constituir como práticas estratégicas de polí­ticas sociais intersetoriais, a partir de uma abordagem problematizadora e crí­tica que estimule a formação polí­tica e o engajamento comunitário participativo dos sujeitos em ações que visem o desenvolvimento social global.

Bibliographies de l'auteur-e

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraí­ba

Doutor e Mestre em Educação. Licenciado em Pedagogia. Professor da Universidade Federal da Paraí­ba.

Ada Raquel Teixeira Mourão, Universidade Federal do Piauí­

Doutora em Psicologia Ambiental. Mestre em Psicologia. Bacharel em Administração. Professora da Universidade Federal do Piauí­.

Publié-e

2017-10-02

Comment citer

Rolim de Lima Severo, J. L., & Teixeira Mourão, A. R. (2017). A cidade como espaço educativo: contribuições da Pedagogia Social. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 248–264. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1665

Numéro

Rubrique

Artigos