A colaboração e o modelo comunicacional no fórum de discussão online
Résumé
Este artigo tem a finalidade de descrever alguns resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em uma universidade no Rio de Janeiro que teve como objetivo analisar a funcionalidade pedagógica do fórum de discussão nos cursos a distância e quais estratégias metodológicas são utilizadas pelos professores no ensino online. O referencial teórico está fundamentado nos seguintes autores: Stahl e Dillenbourg, Edwards, Pallof e Pratt, Behrens, Lévy e Vigotski. A coleta de dados foi realizada mediante o grupo focal com seis professores da EaD. Foram selecionadas, a priori, algumas categorias de análise para compor o estudo e utilizado o método de análise de conteúdo. Utilizou-se a técnica da análise temática para interpretar os dados coletados. Os resultados apontaram que embora os professores reconheçam que a EaD é uma modalidade que demanda postura docente diferenciada e instituiu novas relações com o conhecimento, ainda não conseguiram distanciar-se completamente do exercício da pedagogia da transmissão e transpor a lógica da linearidade. A adaptação do ambiente presencial para o cenário virtual ainda é um aspecto forte na modalidade online. Os entrevistados percebem que a interatividade é um fator primordial para que o conhecimento seja construído no ambiente virtual mas ficou evidente que os processos colaborativos precisam ainda ser desenvolvidos pelos professores nos fóruns de discussão sob a perspectiva do modelo todos-todos. Os dados coletados com professores serviram de base para a análise sobre a colaboração e do modelo comunicacional no fórum de discussão, visando analisar as categorias da colaboração e da construção do conhecimento coletivo a partir da interação no ambiente online do fórum.Téléchargements
Publié-e
2017-05-08
Comment citer
Montes, M. T. do A., Lins, M. J. S. da C., & Montes, J. M. dos. (2017). A colaboração e o modelo comunicacional no fórum de discussão online. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 234–262. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1549
Numéro
Rubrique
Artigos