As mudanças sociais, a relação famí­lia- escola e o processo educativo do estudante

Auteurs-es

  • Arnaldo Nogaro URI
  • Franciele Fátima Marques  Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação - UPF. Professora da URI Erechim. 
  • Bruna Kátia Samoyedem Licenciada em Pedagogia da URI Erechim. Professora da rede Pública municipal de Erechim.

Résumé

Perante as inúmeras mudanças sociais que o mundo enfrenta em todos os âmbitos da sociedade, surge a necessidade de uma reflexão acerca das influências de tais mudanças na relação famí­lia e escola e, portando, na educação. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo abordar aspectos acerca das transformações da sociedade atual e seus novos significados. Com o suporte de escritos de autores como Bauman, Giddens, Touraine, Targino, Rossato, dentre outros, procura-se compreender as mudanças e desafios dos novos tempos e sua correlação ou possí­veis consequência nas relações famí­lia-escola e, por decorrência na educação. A metodologia que deu origem a presente pesquisa consiste em uma reflexão bibliográfica, fundamentada no diálogo, interpretação e argumentação dos autores com fichamento de cada obra, ressaltando os pontos principais e de relevância para fundamentação do tema. A hipótese do trabalho é de que as transformações sociais incidem em mudanças na constituição familiar e na relação desta com a escola, geram variáveis que se constituem em obstáculos e dificuldades na aprendizagem escolar. As considerações finais apontam na perspectiva de que cada vez mais as categorias do diálogo, da relação familiar equilibrada, da participação efetiva e da práxis colaborativa entre famí­lia e escola são exigências da educação nas sociedades pós-modernas.

Biographie de l'auteur-e

Arnaldo Nogaro, URI

Licenciado em Filosofia Mestre em Filosofia PUCRS Doutor em Educação UFRGS

Publié-e

2017-11-01

Comment citer

Nogaro, A., Marques , F. F., & Samoyedem, B. K. (2017). As mudanças sociais, a relação famí­lia- escola e o processo educativo do estudante. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 221–247. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1525

Numéro

Rubrique

Artigos