Apontamentos sobre Educação, Cultura e Etnoconhecimentos Paiter Suruí­/Appointments on education, culture and ethnociences Paiter Suruí­

Auteurs-es

  • Carlos Alexandre Barros Trubiliano Universidade Federal de Rondônia
  • Laide Maria Ruiz Ferreira Universidade Federal de Rondônia

Résumé

Resumo O artigo apresenta os resultados de observações realizadas na Escola Indí­gena Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Sertanista José do Carmo Santana", localizada na aldeia Gãpgir, linha 14, Terra Indí­gena Sete de Setembro, municí­pio de Cacoal, Rondônia. Tivemos como objetivo identificar quais são e como são trabalhados os etnoconhecimentos da cultura Paiter Suruí­ e até a que ponto a legislação vigente, que rege a educação especí­fica e diferenciada para os povos indí­genas, vem sendo cumprida na aldeia. Como procedimento de coleta de dados foram feitas entrevistas e análises documentais de materiais didáticos-pedagógicos. Os resultados apresentados apontam avanços no cumprimento da legislação, mas ainda muito longe do ideal, ou seja, acesso pleno a cidadania. Palavras-chave: Educação escolar indí­gena, currí­culo especí­fico, etnoconhecimento. Appointments on education, culture and ethnociences Paiter suruí­ Abstract The article presents the results of observations made at the State Indigenous School of Basic and Secondary Education "Sertanista José do Carmo Santana", situated in the village Gãpgir, line 14, Indigenous Sete de Setembro, municipality of Cacoal, Rondônia. Our objective was to identify what and how they worked the culture of ethnoknowledge Surui and to what extent the current legislation governing the specific and differentiated education for indigenous people, has been fulfilled in the village. As a data collection procedure, interviews and documentary analyzes of didactic-pedagogical materials were done. The results presented indicate advances in compliance with legislation, but still far from ideal, that is, full access to citizenship. Keywords: Indigenous school education, specific curriculum, ethnoknowledge.

Bibliographies de l'auteur-e

Carlos Alexandre Barros Trubiliano, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em História; Professor do Departamento de Educação Intercultural

Laide Maria Ruiz Ferreira, Universidade Federal de Rondônia

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Gestão Escolar pela Escola de Gestores / UNIR; Coordenadora Pedagógica das Escolas Indí­genas do municí­pio de Cacoal, estado de Rondônia

Publié-e

2018-04-12

Comment citer

Barros Trubiliano, C. A., & Ruiz Ferreira, L. M. (2018). Apontamentos sobre Educação, Cultura e Etnoconhecimentos Paiter Suruí­/Appointments on education, culture and ethnociences Paiter Suruí­. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 204–223. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1371

Numéro

Rubrique

Artigos