A Racionalidade Retórica E A Ética Na Educação Escolar: Confluências Possí­veis

Auteurs-es

  • Renato José de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Résumé

Este artigo aborda inicialmente a racionalidade presente no que Aristóteles chamou de ciências práticas (como a Ética e a Polí­tica), nas quais se busca a verossimilhança e não a verdade. Em seguida, tece considerações sobre o advento da modernidade na cultura ocidental, fenômeno que estabeleceu as bases das éticas contratualistas, questionadas por Kant, para quem a eticidade obedece a uma lei moral universal. A visão kantiana é questionada a partir das contribuições de Perelman, que com sua Nova Retórica resgata a racionalidade apoiada sobre o verossí­mil, e de Lipovetsky, que situa o momento atual como a era do Pós dever. Os dois últimos autores fornecem subsí­dios para se refletir sobre a ética na educação escolar, problematizada com base nas orientações sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN), documento que marcou a discussão ética no cenário educacional brasileiro desde o final dos anos 1990.

Publié-e

2015-06-30

Comment citer

de Oliveira, R. J. (2015). A Racionalidade Retórica E A Ética Na Educação Escolar: Confluências Possí­veis. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(28), 144–163. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1359

Numéro

Rubrique

Artigos