A Racionalidade Retórica E A Ética Na Educação Escolar: Confluências Possíveis
Résumé
Este artigo aborda inicialmente a racionalidade presente no que Aristóteles chamou de ciências práticas (como a Ética e a Política), nas quais se busca a verossimilhança e não a verdade. Em seguida, tece considerações sobre o advento da modernidade na cultura ocidental, fenômeno que estabeleceu as bases das éticas contratualistas, questionadas por Kant, para quem a eticidade obedece a uma lei moral universal. A visão kantiana é questionada a partir das contribuições de Perelman, que com sua Nova Retórica resgata a racionalidade apoiada sobre o verossímil, e de Lipovetsky, que situa o momento atual como a era do Pós dever. Os dois últimos autores fornecem subsídios para se refletir sobre a ética na educação escolar, problematizada com base nas orientações sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN), documento que marcou a discussão ética no cenário educacional brasileiro desde o final dos anos 1990.Téléchargements
Publié-e
2015-06-30
Comment citer
de Oliveira, R. J. (2015). A Racionalidade Retórica E A Ética Na Educação Escolar: Confluências Possíveis. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(28), 144–163. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1359
Numéro
Rubrique
Artigos