Práticas de saber-poder sobre Educação Infantil em relatórios do UNICEF: problematizações
Résumé
O cenário dos últimos 25 anos é marcado pela proeminência da discussão sobre educação infantil, perceptível pelo aumento da quantidade de publicações sobre o tema e discussão de políticas educacionais para a chamada primeira infância (0 a 6 anos). Seus atravessamentos marcados pela economia neoliberal, organismos internacionais e movimentos de luta pelo direito à educação também tornam-se notórios. Esta pesquisa interrogou práticas de educação infantil presentes em oito relatórios do UNICEF, de 1990 a 2014, questionando condições possíveis de sua emergência e problematizando a categoria infância e sua escolarização. Foi realizado um percurso sobre a invenção da infância e seu encontro com a educação, especialmente com a escolarizada, e quais efeitos derivam deste encontro com organizações multilaterais. Os oito relatórios desta agência sobre a infância brasileira foram analisados em consonância às teorias e ferramentas metodológicas demarcadas por Michel Foucault. Foi analisado como atuam relações de saber-poder nestes relatórios e recortadas séries das unidades discursivas presentes nos documentos.Téléchargements
Publié-e
2017-09-18
Comment citer
Lemos, F. C. S., Costa, N. D. F., & Silva, E. A. da. (2017). Práticas de saber-poder sobre Educação Infantil em relatórios do UNICEF: problematizações. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 53–72. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1288
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Rubrique
Artigos