Práticas de saber-poder sobre Educação Infantil em relatórios do UNICEF: problematizações

Auteurs-es

  • Flávia Cristina Silveira Lemos UFPA
  • Nathália Dourado Frazão Costa UFPA
  • Ellen Aguiar da Silva UFPA

Résumé

O cenário dos últimos 25 anos é marcado pela proeminência da discussão sobre educação infantil, perceptí­vel pelo aumento da quantidade de publicações sobre o tema e discussão de polí­ticas educacionais para a chamada primeira infância (0 a 6 anos). Seus atravessamentos marcados pela economia neoliberal, organismos internacionais e movimentos de luta pelo direito à educação também tornam-se notórios. Esta pesquisa interrogou práticas de educação infantil presentes em oito relatórios do UNICEF, de 1990 a 2014, questionando condições possí­veis de sua emergência e problematizando a categoria infância e sua escolarização. Foi realizado um percurso sobre a invenção da infância e seu encontro com a educação, especialmente com a escolarizada, e quais efeitos derivam deste encontro com organizações multilaterais. Os oito relatórios desta agência sobre a infância brasileira foram analisados em consonância às teorias e ferramentas metodológicas demarcadas por Michel Foucault. Foi analisado como atuam relações de saber-poder nestes relatórios e recortadas séries das unidades discursivas presentes nos documentos.

Bibliographies de l'auteur-e

Flávia Cristina Silveira Lemos, UFPA

Psicóloga/UNESP. Mestre em Psicologia Social/UNESP. Doutora em História/UNESP. Professora adjunta IV em psicologia social/UFPA.

Nathália Dourado Frazão Costa, UFPA

Graduada em Comunicação/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA.

Ellen Aguiar da Silva, UFPA

Pedagoga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutoranda em Educação/UFPA.

Publié-e

2017-09-18

Comment citer

Lemos, F. C. S., Costa, N. D. F., & Silva, E. A. da. (2017). Práticas de saber-poder sobre Educação Infantil em relatórios do UNICEF: problematizações. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 53–72. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1288

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