A Biotecnologia e a Construção do Letramento Científico

Auteurs-es

Mots-clés :

Biotecnologia., Letramento científico., Ensino de Ciências, Educação Básica., CTS.

Résumé

A Biotecnologia, por seu caráter interdisciplinar e por sua presença crescente no cotidiano, constitui um campo privilegiado para a promoção do letramento científico na educação básica. Este artigo tem como objetivo discutir como e por que a Biotecnologia pode atuar como eixo estruturante para o desenvolvimento do letramento científico no ensino de Ciências, especialmente no Ensino Médio. A abordagem adotada é de natureza teórica e bibliográfica, fundamentada em autores que discutem letramento científico, ensino de Ciências, Biotecnologia e a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. A análise evidencia que o ensino da Biotecnologia, ao articular conhecimentos científicos, contextos históricos, dimensões éticas e implicações sociais, favorece a compreensão crítica da ciência como construção humana e dinâmica. Os resultados indicam que a inserção intencional da Biotecnologia no currículo contribui para o desenvolvimento de competências como argumentação, tomada de decisão, análise de evidências e posicionamento crítico diante de questões sociocientíficas contemporâneas. Conclui-se que a Biotecnologia ultrapassa o papel de conteúdo específico, configurando-se como um eixo formativo essencial para o fortalecimento do letramento científico e para a formação de cidadãos críticos e socialmente responsáveis.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucimar Ferreira Costa, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Iguaçu (UNIG), especialista em Biologia pela Universidade de Iguaçu, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Educação e Cultura (LEP-TEC), além de pesquisadora dos Itinerários da Formação de Professores e Concepções do uso de Tecnologias. Professora de Ciências na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (PMNI) e de Biologia na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). 

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (USU) e licenciada em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação e doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa Tecnologia, Educação e Cultura (LEPTEC)

Rafael Roehrs , Universidade Federal do Pampa

Graduado em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul, mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Química Analítica na Universidade Federal de Santa Maria. Professor nos cursos de Licenciatura em Química e nos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica, Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, e no Profissional de Ensino de Ciências na Universidade Federal do Pampa. Líder  do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE) e o Laboratório de Análises Químicas Ambientais e Toxicológicas (LAQAT), além de ser pesquisador no Laboratório de Estudos Físico-Químicos e Produtos Naturais (LEFQPN). 

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Publié-e

2025-12-12

Numéro

Rubrique

Seção temática 2025: literacias