Decolonialidade no ensino de ciências: análise das articulações teórico-metodológicas em dissertações e teses defendidas no Brasil de 2019 a 2023
Mots-clés :
Ensino de Ciências, Decolonialidade, Revisão Sistemática de LiteraturaRésumé
Este artigo apresenta resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (2019-2023) sobre decolonialidade no Ensino de Ciências, realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e organizada pela Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Foram identificados 12 trabalhos, com destaque para a produção da Região Sul, especialmente no PPGECT/UFSC. As pesquisas analisadas evidenciam a centralidade da formação de professores de Ciências, marcada por propostas formativas e interventivas, como oficinas pedagógicas, pesquisa-ação e cursos de extensão, que buscam envolver sujeitos na construção do conhecimento e tencionar currículos eurocentrados. Constatou-se, contudo, a ausência de uma metodologia decolonial consolidada, o que desafia os pesquisadores a criar alternativas coerentes com o giro decolonial. De modo geral, os estudos reforçam a necessidade de práticas pedagógicas críticas e plurais, capazes de enfrentar as colonialidades do ser, do saber e do poder.
Références
ALMEIDA, Ana Paula Tridapalli de. Alimentação, educação em ciências e a busca por outros mundos possíveis. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215255
ALVES, Cláudia Thamires da Silva. DECOLONIALIDADE E CONTEÚDOS CORDIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: Buscando possibilidades para o estabelecimento da relação entre o Ensino de Ciências e a Educação em Direitos Humanos. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. Disponível em http://ppgec.ufrpe.br/sites/default/files/testes-dissertacoes/Decolonialidade%20e%20Conte%C3%BAdos%20Cordiais%20no%20ensino%20de%20qu%C3%ADmica%20.pdf
BALLESTRIN, Luciana. “América Latina e o giro decolonial”. Revista Brasileira de Ciência Política, n.11, p. 89-117, 2013. Disponível em < https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/DxkN3kQ3XdYYPbwwXH55jhv/abstract/?lang=pt >
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASSEDAS, E. et al. Intervenção Educativa e Diagnóstico Psicopedagógico. 3. ed. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1996.
BATISTA, Danilo Macedo Lima. Princípios de metodologias Decoloniais em letras e linguística. Anais do I Simpósio de Língua, literatura e interculturalidade. Universidade Estadual de Goiás, 2020. Disponível em <https://www.anais.ueg.br/index.php/sielli/article/view/14241>.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e Perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016. Disponível em https://www.scielo.br/j/se/a/wKkj6xkzPZHGcFCf8K4BqCr/?format=pdf&lang=pt
BORSANI, Maria Eugênia. Reconstruções metodológicas e/ou metodologias a posteriori. Epistemologias do Sul, v. 5, n. 1, p. 94-109, 2021. Disponível em < https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/3133 >
CABRAL, Raimunda Ediane da Silva. Caminhos de um clube de ciências na amazônia em perspectiva decolonial: de suas origens à seus desdobramentos. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em < https://repositorio.ufpa.br/handle/2011/14380>
CARVALHO, Iago Vilaça de; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto; COSTA, Fernanda Antunes Gomes. A LEI 10.639/03 NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma proposta decolonial para o currículo de Química. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 5, p. 47 - 76, Edição Especial 2019. Disponível em < http://educa.fcc.org.br/pdf/exitus/v9n5/2237-9460-exitus-9-05-47.pdf >
CASTRO-GÓMEZ, S. Decolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO -GÓMEZ, S.; GROSFOGEL, R. (Eds.). El giro decolonial:reflexiones para una diversidade epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 79-92.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. “Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da ‘invenção do outro’”, em LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. Disponível em < https://xdocz.com.br/doc/ciencias-sociais-violencia-epistemica-e-o-problema-da-invenao-do-outro-w283xvx12286 >
CAURIO, Michel Soares; CASSIANI, Suzani; GIRALDI, Patrícia Montanari. O sul enquanto horizonte epistemológico: da produção de conhecimentos às pedagogias decoloniais. REnBio-Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio -ISSN: 1982-1867 -vol. 14, n. 1, p. 680-699, 2021. Disponível em < https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/361/172>
CECCHETTI, Elcio; POZZER, Adecir; TEDESCO, Anderson Luiz. Formação docente intercultural e colonialidade do saber. Revista del CISEN Tramas/Maepova, v.8, n.1, p. 187-200, 2020. Disponível em < https://oaji.net/articles/2020/7304-1588525343.pdf>
CORDEIRO, Alexander Magno; OLIVEIRA, Glória Maria. Revisão Sistemática: uma revisão narrativa. Comunicação Científica • Rev. Col. Bras. Cir. 34 (6) • Dez 2007 • https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?lang=pt>
COSTA, Joaze Bernardino; TORRES, Nelson Maldonado; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2018.
CUNHA, Josane do Nascimento Ferreira. Internacionalizacao do ensino superior e os formadores de professores de química. 2023. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática, Cuiabá, 2023. Disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13441760
CURIEL, Ochy. La Nación Heterosexual: Análisis del discurso jurídico y el régimen heterosexual desde la antropología de la dominación. Bogotá, Brecha Lésbica y en la frontera, 2013. Disponível em < https://traficantes.net/libros/la-naci%C3%B3n-heterosexual>
DORNELES, Dionia Eli; MONTANARI GIRALDI, Patrícia. Diálogos inspirados em Carolina Maria de jesus: decolonialidade na formação de professoras (es) de ciências. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, n. 2, 2019. Disponível em < https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8502>
DORNELLES, Dionia Eli. Compreensões sobre docência a partir de Histórias de Leituras de Licenciandos em Ciências Biológicas: formação docente em uma perspectiva discursiva, literária e decolonial. 2020. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216491
DULCI, Tereza Maria Spyer; MALHEIROS, Mariana Rocha. Um giro decolonial à metodologia científica: apontamentos epistemológicos para metodologias desde e para a américa latina. Espirales, Edição Especial. Janeiro, 2021. Disponível em < https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/2686/2472>
DUSSEL, E. D. Filosofia da libertação: crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 2005.
DUSSEL, Henrique. 1492 - O encobrimento do outro: A Origem do mito da modernidade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1993
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FRANÇA, Fagner Torres de. Metodologias decoloniais: um museu de grandes novidades? Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 2, p. 77-88, jul./dez. 2020. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/11699
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo. Paz e Terra, 1997.
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Maurício Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 23(1):183-184, jan-mar 2014. Disponível em < http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v23n1/v23n1a18.pdf>
GILL, D.; LEVIDOW, L. General introduction. In: GILL, D. e LEVIDOW, L. (Ed.). Anti-racist science teaching. Londres: Free association books, v. 1st reimpression, 1989. p. 01-11.
GIRALDO, Victor; FERNANDES, Filipe Santos. Caravelas à Vista: Giros Decoloniais e Caminhos de Resistência na Formação de Professoras e Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 30, p. 467-501, 17 jan, 2020. Disponível em < https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9620>
GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra, Portugal: Cortez, 2010.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade E Estado, 31(1), 25–49, 2016. Disponível em < https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6078>
GUIMARÃES, Lívia de Oliveira. Relações étnico-raciais no Ensino de Biologia: diálogos com professoras a partir de uma proposta didática. 2021 Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227081
HABER, Alejandro. Nometodología Payanesa; notas de metodologia indisciplinada (com comentários de Henry Tantalean, Francisco Gil García y Dante Angelo). Revista Chilena de Antropología, Santiago, n. 23, p. 9-49, 2011. DOI: https://doi.org/10.5354/rca.v0i23.15564. Disponível em: https://revistateoriadelarte.uchile.cl/index. php/RCA/article/view/15564
JESUS, Yasmin Lima; LOPES, Edinéia Tavares. Ensino de Ciências, Interculturalidade e Decolonialidade: possibilidades e desafios a partir da pesca com o timbó. REVISTA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO; Volume 39, n. 2–p. 01 –21, abril/jun, 2021. Disponível em < https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66708/46992>
KEHL, Lia Christina Kirchheim. Sentidos construídos sobre justiça social na formação de professores: experiências (de)coloniais na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências. 2022. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231264
LEAL, Luana Pires Vida. Utilização da rede social instagram® como meio de divulgação científica decolonial no ensino de química pela perspectiva da midi-ação científica. 2022. Tese (Doutorado) –Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022. Disponível em https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/a-utilizacao-da-rede-social-instagramcomo-meio-de-divulgacao-cientifica-decolonial-no-ensino-de-quimica-pela-perspectiva-da-midi-acao-cientifica/
MALDONADO-TORRES, Nelson. ‘Decolonization and the New Identitarian Logics after September 11: Eurocentrism and Americanism against the Barbarian Threats’, Radical Philosophy Review, vol. 8, no. 1, pp. 35-67, 2005. Disponível em https://www.pdcnet.org/radphilrev/content/radphilrev_2005_0008_0001_0035_0068
MALDONADO-TORRES, Nelson. Rousseau and Fanon on inequality and the human sciences. In: GORDON, Jane; ROBERTS, Neil (Eds.). Creolizing Rousseau, p. 121-142. London: Rowman & Littlefield, 2015. Disponível em < https://www.jstor.org/stable/26770020>
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago.; GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores: 127-167, 2007.
MARÍN, Yonier Alexander Orozco. Antirracismo e Dissidência Sexual e de Gênero na Educação em Biologia: Caminhos para uma Didática Decolonial e Interseccional. 2022. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234724>
MARIN, Yonier Alexander Orozco; CASSIANI, Suzani. Decolonialidade e ensino de biologia: Potências e contradições na abordagem do processo da mestiçagem em aulas de genética. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 22, Nº 1, 51-75 (2023). Disponível em < http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen22/REEC_22_1_3_ex1917_697.pdf>
MARÍN, Yonier Alexander Orozco; SÁNCHEZ, Jenny Paola Morales; CASSIANI, Suzani. “No puedo respirar”: enseñanza de la respiración celular en una perspectiva antirracista. Eccos-Revista Científica, São Paulo, n. 60, p. 1-17, e21732, jan./mar. 2022. Disponível em:https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21732.
MIGNOLO, W. D; TLOSTANOVA, M. Learning to unlearn: thinking decolonially in Eurasia and Latin/o America. Athens, Ohio University Press, 2012.
MIGNOLO, W. O controle dos corpos e dos saberes. Entrevista com Walter Mignolo. Tradução André Langer. Revista IHU, São Leopoldo, jul. 2014. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/533148- o-controle-dos-corpos-e-dos-saberes-entrevista-com-walter-mignolo.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2002.
NASCIMENTO, Emerson Oliveira de. Colonialidade, Modernidade e Decolonialidade: Da Naturalização da Guerra à Violência Sistêmica. Intellèctus, ano XX, n. 1, 2021, p. 54-73. Disponível em < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intellectus/article/view/58456>
OCAÑA, Alexander Ortiz; LÓPEZ, María Isabel Arias; CONEDO, Zaira Esther Pedrozo. Decolonialidad de la educación. Emergencia/urgencia de uma pedagogía decolonial. Santa Marta, Universidad del Magdalena, 2018. Disponível em < https://www.researchgate.net/publication/325731644_Decolonialidad_de_la_educacion_EmergenciaUrgencia_de_una_pedagogia_decolonial>
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de; SALGADO, Stephanie Di Chiara; A Educação em Direitos Humanos no Ensino de Ciências em interface com a teoria do Giro Decolonial: uma análise. Ensino em Re-Vista vol.27 no.2 Uberlândia maio/ago. 2020. https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-14
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5 ed. Campinas: Pontes, 2003.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. ROSA, Katemari. CONCEIÇÃO, S. “Linda e preta”: discutindo questões químicas, físicas, biológicas e sociais da maquiagem em pele negra. Conex. Ci. e Tecnol. Fortaleza/CE, v.13, n. 5, p. 07 - 13, dez. 2019. Disponível em http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1759
POSO, Fabiana de Freitas. As perspectivas decoloniais no ensino de Ciências a partir de um curso de extensão: esperançar é o caminho. 2023. Tese (doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em http://www.ppgecs.nutes.ufrj.br/wp-content/uploads/tese-Fabiana-de-Freitas-Poso.pdf
QUIJANO, Aníbal. “Réflexions sur l’Interdisciplinarité, le Développement et les Relations Inter culturelles” em Entre Savoirs. Interdisciplinarité en acte: enjeux, obstacles, résultats (Paris: UNESCO/ERES), 1992.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: Lander, Edgardo (org.): La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas, Buenos Aires, CLACSO/UNESCO, 2000. Disponível em < https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1661>
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. Disponível em < https://ayalaboratorio.files.wordpress.com/2017/09/quijano-anibal-colonialidade-do-poder-e-classificac3a7c3a3o-social.pdf >
RODRIGUES, Victor Augusto Bianchetti. Formação Cidadã Decolonial Crítica: uma proposta socialmente referenciada para a Educação Científica e Tecnológica. 2022. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240920>
SANTOS, Boaventura de Sousa. Más allá de la imaginación política y la teoría crítica eurocêntricas. Utopía y Praxis Latinoamericana; ISSN 1315-5216; ISSN-e 2477-9555 Año 24, n° 86 (julio-septiembre), 2019, pp. 47-72. Disponível em < https://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Mas%20alla%20de%20la%20imaginacion%20politica%20y%20la%20teoria%20critica%20eurocentricas.pdf>
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula [orgs.]. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Marcio Eric Figueira dos. Ecologia de saberes: da decolonialidade à formação do sujeito ecológico no território quilombola brejão dos negros, Sergipe. 2022. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2022. Disponível em < https://ri.ufs.br/handle/riufs/16876>
SILVEIRA, Bruna Pontes da; LOURENÇO, Julio Omar da Silva; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto. Educação decolonial: uma pauta emergente para o ensino de ciências e matemática. Cadernos CIMEAC – v. 11, n. 1. ISSN 2178-9770 UFTM | Uberaba – MG, Brasil, 2021. Disponível em < https://www.researchgate.net/publication/352846381_Educacao_decolonial_uma_pauta_emergente_para_o_ensino_de_Ciencias_e_Matematica>
SILVÉRIO, Valter Roberto; TRINIDAD, Cristina Teodoro. Há algo novo a se dizer sobre as relações raciais no brasil contemporâneo? Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 891-914, jul.-set. 2012. Disponível em https://www.cedes.unicamp.br
SONI, G. e R. KODALI. A critical analysis of supply chain management content in empirical Research. Business Process Management Journal, v. 17, n. 2, p. 238-266, 2011.
STREVA, J. M. Colonialidade do Ser e Corporalidade: o Racismo brasileiro por uma lente descolonial. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 1(40), 2022 https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.1i40.a41776
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.
WALSH, C.; SCHIWY, F.; CASTRO-GÓMEZ, S. (Eds.). Indisciplinar las ciencias sociales: Geopolí-ticas del conocimiento y colonialidad del poder. Perspectivas desde lo Andino. Quito: Universi-dad Andina Simón Bolívar / Abya Yala, 2002.
WALSH, C.; SCHIWY, F.; CASTRO-GÓMEZ, S. (Eds.). Indisciplinar las ciencias sociales: Geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Perspectivas desde lo Andino. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar / Abya Yala, 2002. Disponível em < https://journals.openedition.org/polis/7138?lang=en>
WALSH, Catherine. (De)construir la interculturalidad. Consideraciones críticas desde la política, la colonialidad y los movimientos indígenas y negros en el Ecuador. In: FULLER, Norma (Ed.). Interculturalidad y política. Desafíos y posibilidades. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2002. Disponível em < https://aulaintercultural.org/2001/11/02/deconstruir-la-interculturalidad-consideraciones-criticas-desde-la-politica-y-los-movimientos-indigenas-y-negros-en-el-ecuador/>
WALSH, Catherine. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial. In: Memórias del Seminário Internacional “Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad”, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional 17-19 de abril de, 2007. Disponível em < https://redinterculturalidad.files.wordpress.com/2014/02/interculturalidad-crc3adtica-y-pedagogc3ada-decolonial-walsh.pdf >
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, v. 15, n. 1-2, 2012, p. 61/74. Disponível em < https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3412>
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: insurgir, re-existir e re-viver. In. CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43.Disponível em< https://document.onl/documents/walsh-catherine-interculturalidade-critica-e-pedagogia-decolonial.html>
WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.