OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CATALÃO-GO NO ANO DE 2021 E O LETRAMENTO DIGITAL

Auteurs-es

  • Jéssica da Silva Guimarães Universidade Federal de Catalão/Mestrado em Educação e Associada do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC https://orcid.org/0009-0009-4538-8751
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão/Professora Associada da Faculdade de Educação Catalão e do Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-7196-4398

Mots-clés :

Formação docente, Ensino de Ciências, Letramento digital, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Pandemia

Résumé

O presente trabalho visa analisar o perfil dos professores de Ciências do Ensino Fundamental II do Sistema Municipal de Educação de Catalão-GO e sua relação com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), ou seja, seu letramento digital. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, baseada em análises estatísticas, a partir de um questionário on-line, aplicado por meio da plataforma Google Forms, com o objetivo de identificar as estratégias digitais utilizadas pelos professores no processo de ensino-aprendizagem de Ciências antes e durante a pandemia de covid-19. Com base nos achados da pesquisa, torna-se evidente que o período pandêmico acelerou a utilização das TDIC no ensino, impulsionando uma reflexão mais profunda sobre o papel da tecnologia na educação e as melhores formas de utilizá-la para potencializar a aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur-e

Jéssica da Silva Guimarães, Universidade Federal de Catalão/Mestrado em Educação e Associada do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Catalão. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Catalão. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Associada do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC da Universidade Federal de Catalão.

Orcid: https://orcid.org/0009-0009-4538-8751 

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1326859577555848 

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão/Professora Associada da Faculdade de Educação Catalão e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Licenciada e Bacharel em Química, Mestre e Doutora em Ciências pela FFCLRP / USP, Professora Associada da Faculdade de Educação da ​Universidade Federal de Catalão e do Programa de Pós-Graduação em Educação
Simara Nunes (https://orcid.org/0000-0002-7196-4398)
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6775966589667074

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Publié-e

2025-12-12

Numéro

Rubrique

Seção temática 2025: literacias