Proposta de análise da pedagogia audiovisual em duas vertentes: mídia-educação e cinema-educação

Auteurs-es

  • Mirna Juliana Santos Fonseca

Mots-clés :

Pedagogia audiovisual., Cinema e educação., Mídia e educação.

Résumé

Atualmente o audiovisual está presente massivamente nas mídias informacionais, por conta do consumo individualizado e direcionado por algoritmos. Por conta disso, a escola é constantemente demandada a pensar pedagogias de letramento voltados para a formação de espectadores-cidadãos. O que altera o modo como os filmes ou vídeos são usados para educar é a existência de objetivos bem definidos e de uma pedagogia que oriente o trabalho a ser realizado com eles. Essa percepção tem levado pesquisadores e professores a desenvolverem o que chamamos neste texto de “pedagogia audiovisual” que, construída a partir de determinadas perspectivas teóricas, trata de metodologias que orientam a escolha dos filmes a serem exibidos em sala de aula, e de que forma fazer isso, além de atividades e objetivos que norteiam a produção audiovisual com estudantes.

 

Références

AREA, M. M. La alfabetización en la sociedad digital. In: AREA, Manuel Moreira; GUTIÉRREZ MARTÍN, A.; VIDAL FERNÁNDEZ, F. (Org.). Alfabetización digital y competencias informacionales. Madrid: Fundación Telefónica y Editorial Ariel, 2012.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink/CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008. (Coleção Cinema e Educação).

BRASIL, G. A. Juntando pedaços: a importância da alfabetização audiovisual. In: BARBOSA, M. C. S.; SANTOS, M. A. dos. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

DUARTE, Rosália M. Cinema e educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DUARTE, Rosália M.; TAVARES, Marcus T. A dimensão político/educativa das opções estéticas nos manifestos fundadores do cinema como arte. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, p. 24-38, 2010.

FANTIN, Monica. Audiovisual na escola: abordagens e possibilidades. In: BARBOSA, M. C. S.; SANTOS, M. A. dos. (Org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

FERRÉS, Joan. La competencia en comunicación audiovisual: dimensiones e indicadores. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, v. 15, n. 29, p. 100-107, 2007.

FONSECA, M. J. S. Cinema na escola pra quê? Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 32–55, 2016. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1526. Acesso em: 28 out. 2024.

FRANCO, Marília. A educação e o cinema que corre nas veias. In: BARBOSA, M. C. S.; SANTOS, M. A. dos. (Org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

FRESQUET, Adriana M. (Org.). Dossiê cinema e educação #1 e #2: uma relação sob a hipótese de alteridade de Alain Bergala. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

FRESQUET, Adriana M. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. (Coleção Alteridade e Criação, 2).

FRESQUET, Adriana M.; NANCHERY, C. Abecedário de cinema com Alain Bergala. Rio de Janeiro: Lecav, 2012. Vídeo digital. color. Disponível em: https://cinead.org/abecedarios/. Acesso em: 10 abr. 2024.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.

HUSBYE, Nicholas E. Of movies and multimodality: film design and modal complexity as literacy pratices in the elementary classroom. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de Indiana, Indiana-EUA, 2013.

ISHAGHPOUR, Youssef. O real, cara e coroa. In: KIAROSTAMI, Abbas. Abbas Kiarostami. Tradução Alvaro Machado, Eduardo Brandão, Samuel Titan Jr. São Paulo: Cosac Naify, 2008. (Coleção Mostra Internacional de Cinema).

LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação e Educação, ano 7, n. 21, maio/ago. 2001.

LIVINGSTONE, Sonia. Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. Matrizes, ano 4, n. 2, p. 11-42, jan./jun. 2011.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 18, p. 51-61, maio/ago. 2000.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MERLO, Andréia Todeschini. A experiência da construção da imagem na escola pública: impactos no currículo e desafios no cotidiano. In: BARBOSA, M. C. S.; SANTOS, Maria Angélica (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

MIGLIORIN, Cezar. Cinema e escola, sob o risco da democracia. In: FRESQUET, Adriana (org.). Dossiê cinema e educação #1: uma relação sobre a hipótese de alteridade de Alain Bergala. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

MIGLIORIN, Cezar; BARROSO, Eliana. Pedagogias do cinema: montagem. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 43, n. 46, p. 15-28, 2016.

MILLIET, Joana Sobral. Pedagogias da animação: professores criando filmes com seus alunos na escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

MIRANDA, F. M. W. Produção de vídeo na escola: um estudo sobre processos de aprendizagem audiovisual. 2015. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade de Campinas, Campinas, 2015.

NORTON, Maíra. Cinema oficina: técnica e criatividade no ensino de audiovisual. Niterói: Editora UFF, 2013.

PEREIRA, Sara et al. Media uses and production practices: case study with teens from Portugal, Spain and Italy. Comunicación y Sociedad, n. 33, p. 89-114, sep./dec. 2018.

PIMENTEL, Erizaldo Cavalcanti Borges. Cine com ciência: luz, câmera – educação! 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2013.

PIRES, C. L. Educação, corpo e imagem: desvelando caminhos para a educação emancipatória por meio da produção audiovisual. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

PIRES, Eloiza Gurgel. Experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 281-295, jan./abr. 2010.

PISCHETOLA, M.; DAMIANA HEINSFELD, B. “Eles já nascem sabendo!”: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85929. Acesso em: 12 maio 2024.

SOBRAL, Jacqueline. Adultos, smartphones e crianças pequenas: um estudo sobre famílias midiatizadas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

TOLEDO, Moira. Audiovisual: uma revolução em potencial para a sua sala de aula. In: BARBOSA, M. C. S.; SANTOS, M. A. dos. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-29

Comment citer

Santos Fonseca, M. J. . (2024). Proposta de análise da pedagogia audiovisual em duas vertentes: mídia-educação e cinema-educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11720. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11720

Numéro

Rubrique

Artigos