Da Aldeia à Universidade: os desafios enfrentados por mulheres indígenas em uma universidade pública do Amazonas

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Mots-clés :

Estudantes Indígenas, Mulheres Indígenas, Ensino Superior, Universidade

Résumé

Este artículo tiene como objetivo identificar las experiencias académicas de mujeres indígenas en la vida universitaria cotidiana, abordando tanto las dificultades que enfrentaron antes de ingresar a la universidad como las que experimentaron después de ingresar a la educación superior. Se trata de un estudio descriptivo y cualitativo, anclado en una perspectiva teórica y metodológica decolonial. Utilizamos entrevistas semiestructuradas y un diario de campo como instrumentos. Seis mujeres indígenas participaron en el estudio: estudiantes de medicina (1), enfermería (2) y odontología (3), de 20 a 29 años. Analizamos los datos utilizando el Análisis Temático (AT) de Braun y Clarke. Los resultados demuestran que la lucha de las mujeres indígenas para ingresar a la universidad comienza antes de su llegada, comenzando cuando dejan su pueblo. Estas experiencias revelan una realidad preocupante de desigualdades sociales y barreras socioeconómicas que persisten desde la escuela primaria en adelante, reforzadas y perpetuadas en la educación superior.

Bibliographies de l'auteur-e

Thalyta Juliana da Silva Gomes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Psicologia pela Faculdade Martha Falcão/Wyden (2019). Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pela Faculdade Martha Falcão/Wyden (2021). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2024). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Membro do Grupo de Pesquisa Pessoa, Sociedade e Ambiente na Amazônia - Yandê Kaá Pura (UFAM). Membro do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde - LAPSIC (UFAM). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Saúde e Ambiente na Amazônia - Nisa (UEA). Voluntária do Projeto de Extensão sobre saúde das populações do campo, floresta e águas - PopFlora (UEA). Possui interesses nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Rural, Povos e comunidades tradicionais, estudos sobre mulheres indígenas amazônidas e Terapia Cognitivo-comportamental.

Socorro de Fátima Moraes Nina, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Psicóloga. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.. Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia- UFAM. Especialista na área Clínica-FMF/UFSC. Membro do GT Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Pesquisadora dos grupos de pesquisa - Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC); Pessoa, Sociedade e Ambiente na Amazônia (YANDÊ KAA PURA) da Universidade Federal do Amazonas/UFAM; Vice Líder do Núcleo Interdisciplinar de Saúde e Ambiente- NISA /UEA. Linhas de pesquisa atuais: Psicologia e aspectos socioambientais: Ruralidades, territorialidade e cotidianos na Amazônia. Determinação social no processo saúde-doença. Mulheres do campo, da floresta e das águas. Trabalho, saúde e ambiente na agricultura familiar.

Adria de Lima Sousa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Adjunta do Curso de Psicologia na Faculdade de Psicologia (FAPSI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Psicologia e Processos Psicossociais pela Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte. Especialista em Psicologia Existencialista e Psicologia Clínica. Tem interesse em práticas e pesquisas a partir da abordagem fenomenológica e existencialista e da perspectiva dos estudos sobre a psicologia ambiental e a relação pessoa-ambiente no que refere-se a ambientes restauradores , promoção de saúde, territorialidades, narrativas de histórias de vida, coletivos de mulheres e interdisciplinaridade. Participa dos grupos de pesquisa do CNPQ: "Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano", da UFAM e " Educação Ambiental com Comunidades Urbanas na Amazônia" do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia ( INPA).

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Publié-e

2025-12-09

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Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)