Contribuição de Boaventura de Sousa Santos para uma reflexão epistemológica do ensino de ciências na pós-modernidade

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Mots-clés :

Ensino de Ciências. Formação de Professores. Crítica à Modernidade. Direito à Diferença.

Résumé

Este artículo analiza las ideas contrahegemónicas de Boaventura de Sousa Santos señalando la crítica al paradigma científico dominante y destacando alternativas de comprensión de la realidad. Con esto explicamos reflexiones sobre las epistemologías de ciencias, con las principales ideas del sociólogo, con el fin de resaltar sus contribuciones a la enseñanza de las ciencias y por tanto, a la formación de profesores que enseñan ciencias donde finalmente, presenta el derecho a diferencia, contra el pensamiento único y deshumanizador, que aniquila las diferencias, presentes en las Epistemologías del Sur. De esta manera, presentar los aportes del pensamiento de Boaventura Santos para la enseñanza de las ciencias, así como para la formación de profesores que enseñan ciencias.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Aparecida Neves, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima(2004), Mestre em Recursos Naturais - PRONAT/UFRR (2007) e Doutora em Educação em Ciências e Matemática, pela  Universidade Federal do Pará (2022).  Professora Adjunta da Universidade Federal de Roraima (2013-...), com atuação no Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio), junto à Licenciatura em Ciências Biológicas.

 

Ivone dos Santos Siqueira , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás (2006), Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Goiás (2011) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Pará (2022). Atualmente é servidora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) onde ocupa o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais.

Nadia Magalhães da Silva Freitas , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Nutrição, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Mestrado em Ciências, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, pela Universidade Federal do Pará (2008). Pós-doutora em Ensino e Aprendizagem das Ciências, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2015/2016). É professora da Universidade Federal do Pará, com atuação no Instituto de Educação Matemática e Científica, junto à Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagem e aos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas e Docência em Educação em Ciências e Matemáticas.

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Publié-e

2025-12-09

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Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)