A implementação do Programa Saúde na Escola e o desempenho escolar dos discentes

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Mots-clés :

Escola, Políticas Públicas, Promoção da Saúde, Programa Saúde na Escola

Résumé

A escola se mostra um local apropriado para a realização de políticas públicas de promoção da saúde. O estabelecimento das ações devem priorizar os cuidados de saúde e a abordagem de temas tornem os participantes da comunidade escolar em pessoas capazes de fazer as próprias escolhas para o cuidado com a própria saúde. O objetivo do estudo foi analisar os aspectos do Programa Saúde na Escola e de como suas ações de promoção à saúde podem contribuir para o desempenho escolar dos alunos. A abordagem é qualitativa visto que a pesquisa foi realizada por meio de revisão integrativa de literatura com consulta ao site da SciELO como fonte de coleta de dados. A literatura mostrou que o Programa Saúde na Escola está presente em muitas escolas públicas brasileiras e surge como ponto crucial para o enfrentamento de questões que podem atrapalhar o desempenho escolar. 

Bibliographies de l'auteur-e

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é professor de Educação Física da Educação Básica e Coordenador de projetos Desportivos. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional de Crianças com Deficiência, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação, com ênfase na Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia.

Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Saudações humanescentes! Sou graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (2000) com Licenciatura plena em enfermagem. Especialização em formação profissional na área de saúde (Fiocruz/UFRN), Saúde da Família( Universidade Castelo Branco) e em Enfermagem do Trabalho ( Facisa), Educação, Desenvolvimento e Politicas Educativas( FIP) Direito Administrativo (Prominas) Administração pública e Gestão de pessoas ( Prominas) . Doutora em Educação UFRN ( 2013). Professora Classe III com dedicação exclusiva da Faculdade de Enfermagem ( FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ( UERN), Pró Reitora de Gestão de Pessoas ( UERN) , Professora colaboradora do Programa de pós graduação em saúde e sociedade - PPGSS-UERN (2018- 2020),Vice coordenadora e professora da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da UERN ( 2019-2021),Assessora da PROEX/UERN (2019/2020), Conselheira da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação ( UERN), Conselheira do CONSEPE ( UERN) ,Avaliadora ad hoc do BASIs do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) ,Líder do Núcleo de Pesquisa em práticas Integrativas e Complementares em Saúde CNPq/ UERN. Coordenadora do núcleo de extensão em práticas integrativas e complementares em saúde- NUPICS/UERN . Coordenadora e docente do curso de Enfermagem UNIFACEX( 2008 -2017)Coordenadora e docente do Curso de especialização em saúde coletiva do UNIFACEX ( 2009- 2017)Docente das Especializações de Enfermagem do Trabalho, Educação Inclusiva e Formação Enfermeira da Estratégia Saúde da Família ( 2001 - 2013). Docente do curso de pedagogia e da pós graduação em Educação inclusiva do UNIFACEX ( 2010-2017). Docente da pós graduação em Formação Docente para o ensino superior ministrando a disciplina Politica de Inclusão na Educação( 2015-2017). Docente da Pós graduação em Saúde Pública e Serviço Social ministrando a disciplina de planejamento (2011- 2017).Tem experiência na área de atenção e promoção á saúde, educação popular em saúde,educação inclusiva, formação docente, práticas integrativas e complementares na saúde, pedagogia vivencial humanescente , saúde coletiva enfocando a estrategia saúde da família e Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem exercendo a docência em ensino superior desde o ano de 2008 . Líder do grupo de pesquisa "Enfermagem nas ações promocionais à saúde: uma abordagem interdisciplinar" UNIFACEX (2014 -2017). Pesquisadora no grupo de pesquisa Corporeidade, Transdisciplinaridade e Saúde- ECOTRANS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte( Desde 2015).Pesquisadora do Programa de Iniciação Cientifica do UNIFACEX com pesquisa intitulada " A contribuição das práticas integrativas e complementares na educação infantil" ( 2015-2017). Coordenadora do projeto de extensão " A Contribuição das práticas integrativas e complementares no processo formativo do professor inclusivo" e " As práticas integrativas e complementares em saúde como ferramentas facilitadoras do processo de educação inclusiva" da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Presidente do Núcleo Docente Estruturante ( NDE) do Curso de enfermagem UNIFACEX e Conselho do Curso de Enfermagem UNIFACEX ( CONSEC) (2009-2017). 

Adelcio Machado dos Santos, Academia Caçadorense de Letras e Artes

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento(UFSC).Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento(UFSC).Mestre em Relações Internacionais.Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho,Gestão de Recursos Humanos;Psicopedagogia;Gestão Educacional;Supervisão,Orientação e Gestão Escolar;Arqueologia e Cultura;Coordenação Pedagógica,Saúde Coletiva;Direito Civil;Antropologia e Educação Social;Música;Auditoria e Controladoria;Antropologia Social;Segurança no Trabalho;Ciência Política;Zoologia,Metrologia,Gestão de Eventos;Design,Teatro;Ciências Sociais;Negócios Internacionais;Psicanálise Clínica;Ensino de Filosofia e Sociologia;Serviço de Saúde Coletiva;Ergonomia,Saúde Ocupacional,Ensino de Artes Cênicas;Gestão de Saúde Pública,Auditoria Ambiental;Ensino de Biologia;Auditoria em Saúde;Biotecnologia;Teoria Psicanalítica;Musicoterapia;Docência em Ciências da Saúde;Psicanálise Clínica;Arte na Educação;Psicoterapias;Gestão da Tecnologia da Informação;Ensino de História e Geografia;Educação Musical;Saúde Mental;Sociologia;Neurociência;Ensino de Antropologia;Diálogo Interreligioso;Antropologia;Psicanálise;Ensino Religioso e Práticas Integrativas e Complementares.Bacharel em Direito,Ciências Econômicas,Saúde,Administração,Teologia,Ciência Política,Antropologia,Geografia,Filosofia,Sociologia;Turismo,Psicanálise;Ciências Biológicas,Estudando:Relações Públicas,Serviço Social e Museologia.Licenciado em Sociologia,Filosofia,Ciências Biológicas.Geografia,Ciências Sociais,Música,Artes Visuais,Ciências da Religião e Pedagogia.Tecnólogo em Gestão Financeira,Produção Publicitária,Gestão Hospitalar,Auditoria em Saúde,Gestão do Agronegócio,Gestão de Vigilância em Saúde,Gestão de Cooperativas,Agricultura,Saneamento Ambiental;Educação Social,Gestão de Segurança Privada;Agente Comunitário de Saúde e Endemias,Comunicação Institucional;Gestão de Saúde Pública;Gestão de Partidos Politicos;Saneamento Ambiental,Práticas Integrativas e Complementares,Gestão Ambiental e estuda Psicomotricidade.Técnico em Transações Imobiliárias.Advogado(OAB/SC 4912).Economista(CORECON/SC 3840).Administrador(CRA/SC 21651).Sociólogo(MT/SC 222).Gestor Ambiental (CRQ/SC 13202039).Jornalista(MT/SC 4155).Geógrafo(CREA/SC 180776-6).Biólogo(CRBio/SC 129463/09-D).Secretário-Executivo(MT/SC 1388).Publicitário(MT/SC 380).Historiador(MT/SC 103).Estuda:Assistente Social(CRESS/SC),Museólogo(COREM/5R),Profissional de Relações Públicas(Conrerp 4R) e Psicomotricista.Sanitarista(ABRASCO 14583).Ergonomista(ABERGO 1537).Metrologista(SBM).Astrônomo Amador(SAB).Gestor Financeiro.Turismólogo.Arteterapeuta.Comunicador Institucional.Designer.Musicoterapeuta.Internacionalista.Gestor de Segurança Privada.Psicopedagogo.Gestor de Pessoas.Musicólogo.Gestor de Vigilância em Saúde.Psicanalista.Cientista Social.Gestor Financeiro.Linguista.Educador Social.Cientista Político.Gestor de Partidos Políticos.Gestor de Saúde.Auditor Ambiental.Demógrafo.Gestor Rural.Auditor em Saúde.Cientista da Religião.Literato.Agente Comunitário de Saúde e Endemias.Analista de Artes Visuais e Cênicas.Antropólogo.Gestor de Eventos.Teatrólogo.Gestor de Saneamento Básico.Terapeuta Integrativo e Complementar.Gestor Hospitalar.Gestor de Agronegócio.Gestor de Cooperativas.Geopolítico.Tecnólogo em Agricultura.Assessorou a Assembleia Constituinte,Assembleia Legislativa,Tribunal de Contas,Secretarias da Educação e da Fazenda- SC.Associado:COMPEDI,ABRASCO,ABPSEC,ANPED,ANCIB,ANPEL,ANPAS,ABRAPCORP,SOCINE,ANPPOM, ABRACE,ABECS,SBENBIO,ABCP,ABRI,ABED,SOTER,ABEPSS,ABRALIN e ANPTUR.Linhas de pesquisa:Políticas Públicas e Gestão Educacional;Desenvolvimento e Sociedade;Avaliação de Educação Superior;Estudos de Interdisciplinaridade;Gestão da Saúde Pública e Economia Política Internacional.Avaliador de projetos e periódicos científicos.Consultor do INEP(BASIS e BNI),CEE/SC e FAPESC.

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública. 

Références

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Publié-e

2024-12-29

Comment citer

Freitas, V. da S., Nelson, I. C. A. de S. R. ., Santos, A. M. dos ., & Vieira, M. A. . (2024). A implementação do Programa Saúde na Escola e o desempenho escolar dos discentes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11391

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