A sala de aula como território coletivo: ecos de encontros de formação docente
Résumé
Esta pesquisa analisa as possibilidades engendradas para formação docente como produção de subjetividade a partir da construção de um espaço de educação permanente de professores em um Instituto Federal, que por meio do método da cartografia e da pesquisa-intervenção acompanhou os processos experienciados nos encontros, analisando-os à luz da articulação dos conceitos de formação inventiva. A experiência permitiu ao trabalhador-professor, no coletivo, compartilhar suas experiências e nesse processo ser afetado e se deslocar para outros modos de experienciar e produzir processos de ensino e aprendizagem que potencializem vidas. Tal experiência produziu deslocamentos e intervenções nas subjetividades, construindo outros modos de pensar, criar, ensinar e aprender, rompendo com as políticas de cognição recognitivas e com as lógicas capitalistas de formação docente que reduzem tal processo à aquisição de habilidades e competências para ensinar.Références
BIESEK, Débora Maria; GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. A educação universitária e o sofrimento psíquico de acadêmicos. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, 45647–45660, 2021.
BRASIL, Lei Nº 11.892, que Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, de 29 de dezembro de 2008.
CECCIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 9, n. 16, p. 161-168, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-32832005000100013. Acesso em: 12 de novembro de 2023.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Roberto Machado e Luiz Orlandi. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1997.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Fêlix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. V.3.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagens de adultos, experiência e políticas cognitivas. 2008. 224 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Algumas análises e polêmicas entre a formação de professores e a sociedade da capacitação, 2006. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/anexos/AnaisXIVENA/conteudo/pdf/trab_completo_151.pdf. Acesso em: 10 de fevereiro de 2023.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica, trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FRANCO, Túlio Batista; MERHY, Emerson Elias. O reconhecimento de uma produção subjetiva do cuidado. In: Trabalho, produção de cuidado e subjetividade: textos reunidos. São Paulo: Hucitec, 2013.
FUGANTI, Luiz. Educação para a potência, 2006. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WpB946-BdzA. Acesso em: 10 de fevereiro de 2023.
GUATTARI, Fêlix. Micropolítica cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
KASTRUP, Virgínia. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, v. 49, p. 108-122, 1998.
KASTRUP, Virgínia. O método da cartografia e os quatro níveis da pesquisa-intervenção. Pesquisa-intervenção na infância e juventude, v. 1, p. 465-489, 2008.
LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. México: FCE, 2002.
LIMA, Maria Emília. Análise do discurso e/ou análise de conteúdo. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 9, n. 13, p. 76-88, jun. 2003.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 2. ed. São Paulo: Palas Athena, 2005.
MEIRELES, Elaine de Souza Sena et al. Trabalho, sofrimento psíquico e educação profissional: possíveis relações. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 7, p. 421-431, 2020.
MERHY, Emerson Elias. Saúde: a Cartografia do Trabalho Vivo. São Paulo: HUCITEC, 2002.
MERHY, Emerson Elias. Educação Permanente em Movimento: uma política de reconhecimento e cooperação, ativando os encontros do cotidiano no mundo do trabalho em saúde, questões para os gestores, trabalhadores e quem mais quiser se ver nisso. Saúde em Redes, v. 1, n. 1, p. 07-14, 2015.
ROCHA, Marisa Lopes. Psicologia e as práticas institucionais: A pesquisa-intervenção em movimento. Psico, v. 37, n. 2, 18 dez. 2006.
ROCHA, Marisa Lopes; AGUIAR, Kátia Faria. Entreatos: percursos e construções da psicologia na rede pública de ensino. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 68-84, 2010.
SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Recorde, 2006.