O "movimento" de professoras dos anos iniciais na (re)significação da matemática escolar: entre metáforas, imagens e representações sociais
Résumé
Investigamos diferenciadores da forma como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em desenvolvimento profissional em serviço significam o par ensino e aprendizagem da matemática escolar e as implicações desses elementos nas práticas. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 10 professoras de uma escola privada, no município do Rio de Janeiro, e articulamos a Teoria das Representações Sociais com a Teoria da Argumentação para analisar os dados, segundo o Modelo da Estratégia Argumentativa - MEA. O uso frequente de metáforas permitiu-nos inferir sobre (re)significações no processo representacional. A formação coloca as professoras em movimento em uma "via de mão-dupla". Elas fazem o mesmo "percurso" que os alunos e "tiram a matemática da caixa", "construindo pontes" para aprender matemática e para aprender a ensinar. As lacunas na formação ficam em evidência e geram desconforto. Em contrapartida, a formação oferece às professoras oportunidade para mudarem e serem melhores no que fazem.
Palavras-chave: Metáforas. Representações Sociais. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional Docente em Serviço. Matemática escolar dos anos iniciais.