Reforma do Ensino Médio, Banco Mundial e a formação do futuro trabalhador no Brasil
Résumé
O objetivo deste trabalho é analisar e discutir políticas educacionais do Brasil voltadas para o Ensino Médio e a Educação Profissional desenvolvidas durante o Governo do presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) e o seu alinhamento com a agenda político-econômica global. Foi realizada pesquisa documental que identificou notícias publicadas no site do Ministério da Educação entre os anos de 2020 e 2022, documentos oficiais e textos legais. Esses documentos foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo e seus resultados apresentados e discutidos em duas partes principais: na primeira abordamos a interferência do Banco Mundial nas políticas educacionais recentes voltadas para o Ensino Médio e a Educação Profissional no Brasil; e na segunda destacamos como o itinerário da Educação Profissional vai de encontro a concepção de educação de qualidade defendida pelos educadores progressistas e críticos ao tecnicismo. Constatou-se que as políticas voltadas para o Ensino Médio estão sendo desenvolvidas em grande medida com recursos do Banco Mundial e que existem interferências dos organismos internacionais que condicionam sua operacionalização. No campo da Educação Profissional foram identificados aspectos que apontam para sua fragmentação e aligeiramento, aumentando a dualidade educacional e tornando cada vez mais distante a garantia de uma formação omnilateral do trabalhador.Téléchargements
Publié-e
2023-08-30
Comment citer
Afonso, A. M. M., & Gonzalez, W. R. C. (2023). Reforma do Ensino Médio, Banco Mundial e a formação do futuro trabalhador no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10896 . Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10896
Numéro
Rubrique
Edição Comemorativa