Educação de Jovens e Adultos: do analfabetismo aos desafios na sociedade capitalista

Auteurs-es

  • Alcemir Martins Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Célia Beatriz Piatti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240008

Résumé

O artigo, derivado de uma pesquisa de mestrado sobre o analfabetismo em territórios de assentamento, tem como objetivo, por meio de análise bibliográfica de autores da pedagogia histórico-crí­tica, ancorada no materialismo histórico-dialético, analisar os desafios educacionais presentes nas discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. Para tanto, primeiramente, situamos um breve contexto dos processos históricos que desencadearam os cenários atuais e apresentamos os dilemas que impõem à EJA, uma condição marginalizada no bojo de interesses da classe dominante. Concluí­mos que o negacionismo instaurado pelo capital financeiro aos menos favorecidos, é traduzido nas desigualdades sociais dessas populações submetidas ao domí­nio. É necessário, de tal forma, refrear as contrariedades dos interesses econômicos e polí­ticos. Contudo, rever a verdadeira função do professor e oportunizar a educação escolar com garantia do acesso ao conhecimento universalmente construí­do é o caminho mais viável para a possibilidade de mudanças.

Bibliographies de l'auteur-e

Alcemir Martins Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Pedagogia pelo Campus de Aquidauana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Licenciado em Educação do Campo - Curso de Linguagens e Códigos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018) em Campo Grande. Especialista em Gestão Escolar - Coordenação Pedagógica, Supervisão e Orientação Escolar, pela UNIASSELVI (2011) em Campo Grande - MS. Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2014) Atua desde o ano de 2003 em escolas do campo pelo Pantanal e cerrado campo-grandense. É concursado em dois perí­odos pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. Desde 2012 é Coordenador Pedagógico em uma escola do campo. Cursando Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU/UFMS. Participa de movimentos comunitários da comunidade local com interesse na temática Educação de Jovens e Adultos.

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo - LeduCampo, do curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa - Processos formativos, práticas educativas, diferenças. É membro do Comitê Interno de Iniciação Cientí­fica da UFMS/PIBIC/PIBIC-AF/CNPq. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores e práticas educativas.

Références

BARRADAS, Liana França Dourado. Marx e a divisão do trabalho no capitalismo. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 5.692/1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 fev. 2024.

DUARTE, Newton. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Salvador: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez./2013.

DUARTE, Newton; SAVIANI, Demerval. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, p. 422-590, set./dez/2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/yXjXQvzWfhSp5VNhX6KqKLh/?format=pdf. Acesso em: 15 fev. 21.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2011.

FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza. O trabalho do professor e a alfabetização: uma análise dos ideários educacionais. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Ed/Org.). Formação de Professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua 2019. Disponível em: https://painel.ibge.gov.br/pnadc/ Acesso em: 02 jan. 2022.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

MARSIGLIA, Ana Carlina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia. A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação. Araraquara, Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, v. 13, n. 4, p. 1697-1710, out./dez./2018.

MARTINS, Lígia Márcia. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Salvador, Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez./2013.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo: Boi tempo Editorial. 2004.

MÉSZÀROS, Istévan. Educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008.

PAIVA, V. História da Educação Popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.

ROSSI, Rafael; FURLANETTI, Maria Peregrina de Fátima Rotta. A centralidade do trabalho na educação de jovens e adultos: Temas e diálogos. Bauru: Canal 6 Editora, 2013.

ROSSI, Rafael; ROSSI, Aline Santana. Escola e conhecimento: em defesa dos clássicos e da crítica. Presidente Prudente, Colloquium Humanarum, v. 16, n. 3, p.144-155jul/set 2019. DOI: 10.5747/ch.2019.v16.n3.h439 2019. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3203. Acesso em: 04 mar. 2021.

SAVIANI, Demerval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Salvador, Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 25-46, dez./2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697/7085. Acesso em: 20 dez. 2023.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia: escola e democracia, teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Demerval. Sobre a natureza e a especificidade da educação. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, p. 11-22, 2008.

TONET, Ivo. Educação contra o capital. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-17

Comment citer

Corrêa, A. M., & Piatti, C. B. (2024). Educação de Jovens e Adultos: do analfabetismo aos desafios na sociedade capitalista. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10729. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240008

Numéro

Rubrique

Artigos