Educação de Jovens e Adultos: do analfabetismo aos desafios na sociedade capitalista

Auteurs-es

  • Alcemir Martins Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Célia Beatriz Piatti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Résumé

O artigo, derivado de uma pesquisa de mestrado sobre o analfabetismo em territórios de assentamento, tem como objetivo, por meio de análise bibliográfica de autores da pedagogia histórico-crí­tica, ancorada no materialismo histórico-dialético, analisar os desafios educacionais presentes nas discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. Para tanto, primeiramente, situamos um breve contexto dos processos históricos que desencadearam os cenários atuais e apresentamos os dilemas que impõem à EJA, uma condição marginalizada no bojo de interesses da classe dominante. Concluí­mos que o negacionismo instaurado pelo capital financeiro aos menos favorecidos, é traduzido nas desigualdades sociais dessas populações submetidas ao domí­nio. É necessário, de tal forma, refrear as contrariedades dos interesses econômicos e polí­ticos. Contudo, rever a verdadeira função do professor e oportunizar a educação escolar com garantia do acesso ao conhecimento universalmente construí­do é o caminho mais viável para a possibilidade de mudanças.

Bibliographies de l'auteur-e

Alcemir Martins Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Pedagogia pelo Campus de Aquidauana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Licenciado em Educação do Campo - Curso de Linguagens e Códigos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018) em Campo Grande. Especialista em Gestão Escolar - Coordenação Pedagógica, Supervisão e Orientação Escolar, pela UNIASSELVI (2011) em Campo Grande - MS. Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2014) Atua desde o ano de 2003 em escolas do campo pelo Pantanal e cerrado campo-grandense. É concursado em dois perí­odos pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. Desde 2012 é Coordenador Pedagógico em uma escola do campo. Cursando Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU/UFMS. Participa de movimentos comunitários da comunidade local com interesse na temática Educação de Jovens e Adultos.

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo - LeduCampo, do curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa - Processos formativos, práticas educativas, diferenças. É membro do Comitê Interno de Iniciação Cientí­fica da UFMS/PIBIC/PIBIC-AF/CNPq. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores e práticas educativas.

Références

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Publié-e

2024-06-17

Comment citer

Corrêa, A. M., & Piatti, C. B. (2024). Educação de Jovens e Adultos: do analfabetismo aos desafios na sociedade capitalista. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10729. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10729

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