Singrando as águas dos IFs na web: memórias escolares nas páginas do Facebook
Résumé
Este estudo, um braço de uma pesquisa de doutoramento, a partir de uma abordagem qualitativa, empenha-se em refletir sobre as postagens dos usuários nas páginas dos Institutos Federais no Facebook, procurando espiar por uma fresta os cotidianos escolares da Educação Técnica de nível médio. Por quais motivos os usuários postam nas redes sociais virtuais? Observam-se os posts que desvelam os cotidianos da Educação Profissional rondoniense, visando à captação dos olhares alheios para as histórias escolares. Os estudos de Certeau (2009), Delory-Momberger (2008) e Halbwachs (1990) ajudam a entender que os significados que os sujeitos históricos partilham são construídos a partir de sistemas de significação. Os sujeitos utilizam os sistemas da cultura midiática para construir significados de comunicação e interlocução, ajudando a refletir que as novas tecnologias digitais também têm a sua importância no quesito espaço e guarda de arquivos pessoais, que também contam a História da Educação da Amazônia Ocidental.Téléchargements
Publié-e
2023-10-31
Comment citer
Silva, I. R. da, & Simões, R. F. (2023). Singrando as águas dos IFs na web: memórias escolares nas páginas do Facebook. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10720. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10720
Numéro
Rubrique
Artigos