As práticas conversacionais da/na Educação Museal Online: o que elas nos ensinam?
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210177Résumé
A Educação Museal Online (EMO) é uma noção e abordagem didático-pedagógica que busca compreender os "fazeressaberes" da Educação Museal na/com a cibercultura. Tomando como ponto de partida a centralidade das conversas na EMO, este artigo tem como objetivo apresentar e dialogar com algumas práticas conversacionais forjadas nas/com as redes sociais digitais da SAE e seus praticantes seguidores, discutindo a sua relevância e potencialidades à luz da cibercultura e da Educação Museal na contemporaneidade. A ciberpesquisa-formação e as pesquisas com os cotidianos constituem as bases teóricas-metodológicas da pesquisa. As ações educativas museais online que forjam conversações, por meio da mediação museal online, fomentam a interatividade e a coautoria, e reafirmam a potencialidade das redes sociais digitais como ambientes de compartilhamento e de produção colaborativa de múltiplos conhecimentos, sentidos e de aprendizagens. Palavras-chave: Educação Museal Online. Conversas. Práticas conversacionais. Educação Museal. Museu.Téléchargements
Publié-e
2022-09-10
Comment citer
Marti, F. M. (2022). As práticas conversacionais da/na Educação Museal Online: o que elas nos ensinam?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 312–331. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210177
Numéro
Rubrique
Artigos