Cultura Maker no ensino da Matemática: uma revisão sistemática da literatura.
Mots-clés :
Cultura maker, Matemática, Ensino FundamentalRésumé
O objetivo deste artigo é analisar os estudos empíricos sobre o uso da cultura maker no ensino na matemática. Para tanto, foi empregada uma Revisão Sistemática da Literatura, na qual, após uma série de critérios preestabelecidos nas bases de dados, foram selecionados 15 trabalhos relacionados com a temática. Como resultado, constatou-se um aumento significativo do número de trabalhos publicados entre os anos de 2010 e 2021, porém a maioria dos trabalhos eram voltados para o ensino fundamental dos anos finais. Observou-se também uma predominância na área STEAM que envolve Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math). Além disso, verificou-se uma variedade de métodos, benefícios e aplicações da cultura maker no contexto educacional. Entretanto, constatou-se carência de trabalhos mais direcionados para algumas etapas da educação. Embora existam lacunas de investigações sobre esse assunto, deseja-se, para as pesquisas futuras, um aprofundamento sobre o uso da cultura maker de forma interdisciplinar devido à relevância do tema para a inovação dos métodos de ensino e aprendizagem.
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