Educação Quilombola: notas sobre as contribuições das produções acadêmicas à compreensão das articulações com a legislação vigente.
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210183Résumé
Este artigo objetiva discutir as contribuições das produções acadêmicas sobre a Educação Quilombola com vista à articulação com a legislação vigente, e, especificamente, identificar os temas recorrentes e emergentes da empiria. Os dados foram estruturados metodologicamente considerando as formulações de Morosini e Fernandes (2014), com o suporte de análise de conteúdo, em Bardin (2016) e interpretados por meio das noções conceituais de habitus e campo em Bourdieu (2003). Os resultados advindos da empiria examinada revelam que as articulações que balizam a temática compreendem dimensões sociais; culturais; econômicas e jurídicas e, que, a despeito dos avanços legais, ainda predomina no espaço escolar uma visão folclorizada e genérica da cultura quilombola, reiterando estereótipos ao desconsiderar suas narrativas fundantes para a construção identitária do país. Palavras-chave: Educação Quilombola. Estado do Conhecimento. Produções acadêmicas.Téléchargements
Publié-e
2022-11-02
Comment citer
Costa, L. F., & Coelho, W. de N. B. (2022). Educação Quilombola: notas sobre as contribuições das produções acadêmicas à compreensão das articulações com a legislação vigente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 91–111. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210183
Numéro
Rubrique
Artigos