Percepções e reflexões sobre o pensamento complexo trandisciplinar e a aprendizagem colatorativa na formação docente
Résumé
O pensamento complexo reúne, contextualiza, globaliza e reconhece o ser humano a partir do modelo mental sistêmico que interliga as partes no todo e o todo nas partes. A transdisciplinaridade busca a unidade, totalidade e integração dos saberes nos processos de aprendizagem. Já a aprendizagem colaborativa como metodologia de ensino visa à interação, colaboração e participação ativa na construção do conhecimento. O presente estudo teve como objetivo investigar de percepções e reflexões dos(as) acadêmicos(as) de licenciatura em pedagogia visando o pensamento complexo transdisciplinar e da aprendizagem colaborativa na formação docente. A pesquisa está baseada na qualitativa com abordagem participante. Na concepção dos(as) acadêmicos(as) consideram a pesquisa relevante no ensino superior por ser uma reflexão sobre as epistemologias e metodologias que possibilitam a ressignificação das práticas pedagógicas na visão da complexidade, transdisciplinaridade e as contribuições da aprendizagem colaborativa nos processos de ensino e aprendizagem na formação docente. PALAVRAS-CHAVES: Complexidade. Aprendizagem colaborativa. Formação docente.Téléchargements
Publié-e
2023-02-07
Comment citer
Trindade, S. P., Torres, P. L. ., & Behrens, M. A. . (2023). Percepções e reflexões sobre o pensamento complexo trandisciplinar e a aprendizagem colatorativa na formação docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10527 . Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10527
Numéro
Rubrique
Artigos