Prática pedagógica como território de construções coletivas e colaborativas na formação de professores de português como língua adicional na Colômbia
Résumé
A formação de professores é um processo contínuo e transversal à trajetória profissional. Consequentemente, a prática pedagógica é relevante na formação docente. Esta pesquisa se propôs a reconhecer quais são e como interagem os aspectos dessa prática que contribuem para a formação de professores. Por meio de um estudo qualitativo baseado na metodologia da teoria fundamentada, foram entrevistados 25 professores de Português como Língua Adicional em seis cidades colombianas. Como resultado, evidenciou-se que as aulas são territórios práticos que possibilitam um processo coletivo e colaborativo de formação. Nesse sentido, a troca de experiências entre professores e o diálogo com os estudantes são fatores fundamentais para o aprendizado da docência. Em conclusão, foi possível reconhecer que a formação de professores deve conciliar conhecimentos teóricos com práticas pedagógicas situadas, mas sobretudo promover a interlocução entre colegas e estudantes para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem.Références
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