A conjuntura da escola na formação da identidade de gênero na primeira infância
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210187Résumé
A partir da metodologia da revisão sistemática, o presente estudo tem por objetivo discorrer a conjuntura da construção da identidade de gênero na primeira infância e as influências da escola e seus dispositivos, além de perceber o papel do educador nesse cenário atual. Como resultado da análise temática feita com os artigos encontrados nas bases de dados SciELO e PePSIC, criamos quatro categorias de análise, com temas que se destacaram nos artigos. Dentre eles, a formação de professores nas questões de gênero, construção das identidades de gênero na primeira infância, preconceito, estigmas e representações sociais. Refletindo a partir das categorias mencionadas, constatamos a importância de uma mudança de paradigmas no que tange às questões de gênero dentro do contexto escolar, bem como o papel da escola e docentes como agentes da formação e aprendizagem da criança, que fomentam a inclusão e disseminação da igualdade e afetividade. Palavras-chave: Identidade de Gênero. Primeira Infância. Papel da Escola.Téléchargements
Publié-e
2022-11-18
Comment citer
Pordeus, M. P., & Júnior, A. G. M. (2022). A conjuntura da escola na formação da identidade de gênero na primeira infância. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 179–199. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210187
Numéro
Rubrique
Artigos