Internacionalização e mobilidade estudantil: identidades de estudantes estrangeiros (re)significadas pelos Letramentos Acadêmicos no Ensino Superior Brasileiro, o caso da UFSJ
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210191Résumé
Debatemos os resultados de uma pesquisa que trata da recepção de estudantes estrangeiros no Ensino Superior brasileiro, em processos de cooperação internacional. Entrevistamos quatro estudantes estrangeiros, vinculados a uma instituição pública de Minas Gerais. As entrevistas semiestruturadas versaram sobre a entrada dos estudantes em nosso país e adaptação às práticas de letramentos acadêmicos vivenciadas cotidianamente por eles. Elas foram realizadas presencialmente, a partir de um roteiro semiestruturado, no segundo semestre de 2017 no campus da universidade. Em meio à compreensão sobre as expectativas e também dificuldades encontradas, verificou-se que a língua e a cultura foram elementos importantes para que processos adaptativos fossem delineados. Nossas considerações ponderam que as identidades dos estudantes estrangeiros são (re)significadas em meio ao engajamento nas atividades acadêmicas, principalmente na troca, proveniente do contato com os colegas brasileiros. Palavras-chave: Internacionalização. Ensino superior. Identidades. Estudantes estrangeirosTéléchargements
Publié-e
2022-11-16
Comment citer
Gomides, P. A. D., Macedo, M. do S. A. N., & Almeida, G. A. de. (2022). Internacionalização e mobilidade estudantil: identidades de estudantes estrangeiros (re)significadas pelos Letramentos Acadêmicos no Ensino Superior Brasileiro, o caso da UFSJ. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 260–284. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210191
Numéro
Rubrique
Artigos