Mafalda: possibilidades de leitura na perspectiva Histórico Crítica
Résumé
Este trabalho tem o intuito de refletir sobre a utilização de quadrinhos em sala de aula, como instrumento de mediação e investigação dos fenômenos da vida social. Justifica-se pela necessidade de (re) pensar as diferentes linguagens no processo de ensino-aprendizagem e suas possibilidades para a formação humana e a compreensão crítica da realidade. Alicerçados na Pedagogia Histórico-Crítica e em consonância com o Materialismo Histórico Dialético busca-se discutir as leituras e dimensões presentes em seis tiras da obra Toda Mafalda (2003). Mafalda (1964-1973), produzida por Quino, a personagem se cria por meio das relações estabelecidas em seu meio social e familiar, uma menina sempre questionadora e inquieta com as situações vivenciadas, busca dialogar e refletir criticamente com público de diversas idades. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa ação com uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental em determinada Instituição Pública Estadual. Os temas abordados nas tiras selecionadas referem-se à preservação ambiental, discutindo o papel do homem na sociedade e sua relação com o trabalho, consumo e meio ambiente sob um enfoque crítico, visando contribuir para a transformação do homem e da sociedade. Os resultados obtidos e analisados à luz do referencial teórico demonstraram a importância de viabilizar diferentes linguagens em sala de aula a fim de possibilitar leituras com sentido e significado no processo educativo.Téléchargements
Publié-e
2016-10-18
Comment citer
Franco, S. A. P., & Fernandes, G. F. G. (2016). Mafalda: possibilidades de leitura na perspectiva Histórico Crítica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 145–161. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1008
Numéro
Rubrique
Artigos