Mafalda: possibilidades de leitura na perspectiva Histórico Crí­tica

Auteurs-es

  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina
  • Geuciane Felipe Guerim Fernandes Universidade Estadual de Londrina

Résumé

Este trabalho tem o intuito de refletir sobre a utilização de quadrinhos em sala de aula, como instrumento de mediação e investigação dos fenômenos da vida social. Justifica-se pela necessidade de (re) pensar as diferentes linguagens no processo de ensino-aprendizagem e suas possibilidades para a formação humana e a compreensão crí­tica da realidade. Alicerçados na Pedagogia Histórico-Crí­tica e em consonância com o Materialismo Histórico Dialético busca-se discutir as leituras e dimensões presentes em seis tiras da obra Toda Mafalda (2003). Mafalda (1964-1973), produzida por Quino, a personagem se cria por meio das relações estabelecidas em seu meio social e familiar, uma menina sempre questionadora e inquieta com as situações vivenciadas, busca dialogar e refletir criticamente com público de diversas idades. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa ação com uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental em determinada Instituição Pública Estadual. Os temas abordados nas tiras selecionadas referem-se à preservação ambiental, discutindo o papel do homem na sociedade e sua relação com o trabalho, consumo e meio ambiente sob um enfoque crí­tico, visando contribuir para a transformação do homem e da sociedade. Os resultados obtidos e analisados à luz do referencial teórico demonstraram a importância de viabilizar diferentes linguagens em sala de aula a fim de possibilitar leituras com sentido e significado no processo educativo.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras (UEL), Mestre em Educação (UEM), Graduada em Letras e Pedagogia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL.

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Aluna especial do Mestrado em Educação _ UEL

Publié-e

2016-10-18

Comment citer

Franco, S. A. P., & Fernandes, G. F. G. (2016). Mafalda: possibilidades de leitura na perspectiva Histórico Crí­tica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 145–161. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1008

Numéro

Rubrique

Artigos