A educação de surdos durante o ensino remoto emergencial: artes e visualidades em uma pesquisa-formação

Auteurs-es

  • Vivian Martins Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Milena Quattrer Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210171

Résumé

A pandemia da Covid-19 ressignificou a educação mundial, demandando novas táticas para promoção do ensino e da aprendizagem em atividades pedagógicas não presenciais. A presente pesquisa busca compreender como elaborar atividades remotas que auxiliem os docentes com estratégias especí­ficas para a educação de surdos na área de Artes, e quais saberes uma professora de Artes precisa mobilizar para colaborar com a aprendizagem surda? A pesquisa-formação é a metodologia escolhida, por proporcionar a possibilidade de pesquisar os processos formativos e suscitar reflexões sobre a experiência. Dividimos as discussões do artigo em duas partes: apresentação do dispositivo de pesquisa e a narrativa da autoformação da professora-pesquisadora. Os resultados giraram em torno do compartilhamento de atividades pedagógicas com foco nas visualidades e das aprendizagens construí­das ao longo desse processo, como a ampliação dos conhecimentos sobre educação online, Libras, gravação e edição de ví­deos. Palavras-chave: Educação de surdos. Educação artí­stica. Ensino remoto emergencial. Pesquisa-formação. Visualidade surda.

Bibliographies de l'auteur-e

Vivian Martins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ. Professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Autora dos livros Formação de docentes para a educação online e Ví­deos na Educação Online. Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UFRRJ), do Grupo de pesquisa Território, Cultura e Identidade (IFRJ) e do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (INES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e cibercultura, pesquisa e prática pedagógica, formação de professores, educação online e tecnologias educacionais. Site: www.vivian.martins.com E-mail: vivian.lopes@ifrj.edu.br

Milena Quattrer, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Docente e pesquisadora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Doutora em Artes Visuais (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com o projeto intitulado A cor no livro didático de Arte. Mestre em Artes Visuais (2013), pela mesma instituição, com o projeto intitulado Cor e infográfico - O Design da Informação na imprensa e no livro didático. Graduada em Educação Artí­stica - Artes Plásticas nas modalidades Licenciatura (2008) e Bacharelado (2010) pela UNICAMP. Lí­der do grupo de pesquisa Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ). Atua nos grupos de pesquisa Mantis - cor, cariz e sintaxe visual (UNICAMP) e Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Economia Circular do Setor Têxtil-Confeccionista e de Moda (IFRJ). Participa do Study Group on Colour Education da Association Internationale de la Couleur (AIC) e do Study Group on Environmental Colour Design (ECD) da Association Internationale de la Couleur (AIC). Pesquisa os seguintes temas: Cor e educação estética; Cor e design da informação; Ensino das Artes na educação básica, profissional, tecnológica e superior; Formação docente em Artes; Construção de acervo, registro, catalogação, sistematização de Indumentária e de Moda. Foi Docente e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Belford Roxo), Professora de Arte da Rede Municipal de Campinas, supervisora bolsista do subprojeto de Artes Visuais (UNICAMP) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência (PIBID), da CAPES e Professora Visitante do Curso de Especialização em Design Gráfico da UNICAMP. Expôs na Quadrienal de Praga (2007) os projetos coletivos de cenografia Aruana Heto e Nelson Rodrigues mostra a vida como ela é. Com este último projeto participou da Riocenacontemporânea 2007 e da Exposição Brasileira de Cenografia e Figurinos: o universo e a obra dramática de Nelson Rodrigues (2007).

Téléchargements

Publié-e

2022-09-21

Comment citer

Martins, V., & Quattrer, M. (2022). A educação de surdos durante o ensino remoto emergencial: artes e visualidades em uma pesquisa-formação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 186–209. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210171

Numéro

Rubrique

Artigos