O impacto psicossocial da pandemia nos processos de escolarização: reflexões sobre a educação básica oferecida em escolas públicas

Auteurs-es

  • Vera Maria Nigro de Souza Placco Pontifí­cia Universidade católica de São paulo
  • vera Trevisan de souza Pontifí­cia Universidade católica de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210142

Résumé

Este artigo apresenta reflexões e proposições sobre os impactos da pandemia na vida de estudantes e profissionais da educação básica brasileira. Toma por base a experiência das autoras em atuação e pesquisa em escolas públicas do Estado de São Paulo. Dá destaque às vivências dos sujeitos que têm suas vidas transformadas diante do súbito fechamento das escolas e da necessidade de mudar o ensino para a modalidade remota. Destarte as dificuldades e sofrimento que passam a caracterizar a vidas das pessoas e as dinâmicas escolares, as autoras destacam as possibilidades de transformação que essa experiência pode gerar, a partir do compromisso e envolvimento dos atores escolares, do sistema de ensino, das famí­lias, da comunidade e da sociedade como um todo no enfrentamento das questões que derivam da vivência da pandemia. Palavras-chave: Educação básica. Escola Pública. Pandemia. Sofrimento psicossocial. Mudanças.

Bibliographies de l'auteur-e

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifí­cia Universidade católica de São paulo

Professora Pesquisadora dos Programas de pós graduação em Educação:Psicologia da Educação e do FORMEP - Formação de Formadores da PUC de São Paulo

vera Trevisan de souza, Pontifí­cia Universidade católica de Campinas

Professora pesquisadora do programa de pós-graduação em Psicologia da PUC de Campinas.

Téléchargements

Publié-e

2022-06-25

Comment citer

Placco, V. M. N. de S., & de souza, vera T. (2022). O impacto psicossocial da pandemia nos processos de escolarização: reflexões sobre a educação básica oferecida em escolas públicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 19–34. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210142

Numéro

Rubrique

Seção temática