Relatos de estudantes universitários acerca das tecnologias da educação durante a pandemia da Covid-19 nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210190Resumen
O presente estudo teve o objetivo de descrever as vivências dos estudantes universitários acerca do uso compulsório das tecnologias da educação remota decorrente das estratégias de distanciamento social contra a pandemia da Covid-19. Para atingir este objetivo, foi realizado um estudo Netnográfico, em que foram analisadas 180 postagens ou comentários feitos nas redes sociais Twitter, Facebook, Youtube e Instagram. Para a escolha dos textos foram utilizados os seguintes descritores: "ensino", "aprendizagem", "aulas", "remota", "remoto", "estudantes", "universitários", "graduação", "covid" e "pandemia", sendo escolhidos os comentários em que era possível identificar a origem de alunos do ensino superior. Por meio das análises foi possível identificar cinco categorias temáticas, sendo elas: Descontentamento, Estresse, Tristeza, Sem aprendizado e Adaptação/Presencialidade. As três primeiras classes estão alinhadas com características psicológicas, a quarta com termos ligados ao baixo retorno da apreensão dos conteúdos e a quinta revelou as possibilidades e diferenciais do ensino remoto em comparação com o presencial. Assim, defende-se que as estratégias de ensino durante e pós-covid devem abordar, além de questões pedagógicas, tecnológicas e estruturais, soluções que considerem a saúde mental dos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Ensino. Remoto. Pandemia. Covid-19.Descargas
Publicado
2022-11-05
Cómo citar
Mendes, L. A. de C., Rosa, M. C. S., Cavalcanti, J. H. A., & Gomes, U. Q. D. C. (2022). Relatos de estudantes universitários acerca das tecnologias da educação durante a pandemia da Covid-19 nas redes sociais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 240–259. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210190
Número
Sección
Artigos