Freire e Boaventura: concepções em diálogo imaginando futuros possí­veis

Autores/as

  • Inês Barbosa de Oliveira Universidade Estácio de Sá
  • Jaciara de Sá Carvalho Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210102

Resumen

Este ensaio apresenta aproximações entre Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos, recuperando concepções desses autores que dialogam com a atualidade do paí­s. Discutem-se princí­pios e propostas que contribuiriam para a recuperação de algum otimismo em relação ao que se pode compreender, aprender, produzir, criar em situações como as que temos vivido. A discussão aproxima, sobretudo, as concepções situação-limite, ato-limite e inédito viável em Freire, ao pensamento de Santos, com foco na categoria ainda-não. Seria possí­vel vislumbrar em diferentes cenários e circunstâncias, possibilidades emancipatórias ainda-não realizadas ou inéditos-viáveis, que cabem em esperanças crí­ticas. Seria possí­vel seguir acreditando em utopias viáveis, apesar de toda a tragédia. Freire e Santos nos dão suporte para seguir nesta direção. Palavras-chave: Paulo Freire. Boaventura de Sousa Santos. Situação-limite. Inédito viável. Ainda-Não.

Biografía del autor/a

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá

Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP) e Magistério (ní­vel técnico). Grupos de Pesquisas: TICPE e GPTEC (UNESA) E DEdTec (PUC-Rio). Integra a Rede Internacional de Pesquisas Crí­ticas em Educação e Tecnologia. Trabalhou em projetos de formação de professores no Instituto Paulo Freire (2009-2012). Atuou na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e como educadora de crianças abrigadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP. Tem passagem por veí­culos da grande imprensa. Suas pesquisas envolvem inter-relação das seguintes temáticas: formação de professores, educação, tecnologia, Paulo Freire e cidadania.

Publicado

2021-08-18

Cómo citar

Oliveira, I. B. de, & Carvalho, J. de S. (2021). Freire e Boaventura: concepções em diálogo imaginando futuros possí­veis. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 360–373. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210102

Número

Sección

Artigos