À sombra de outras mangueiras: as interseccionalidades hegemônicas da branquitude e patriarcalismo dentro de uma (re)leitura freireana

Autores/as

  • César Augusto Rossatto Universidade do Texas - El Paso
  • Charlene Bezerra Instituto Federal do Mato Grosso
  • Antonio José M¼ller Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • João Luiz Simplício Porto Universidade Federal do Espí­rito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210087

Resumen

Paulo Freire descreve que nós humanos estamos em constante evolução ontológica e epistemológica, assim também como a conscientização. Esta evolução é mediatizada por realidades exteriores nem sempre positivas, como a invasão do mundo da globalização e americanização. Realidades que vêm sendo repetidas em nossas escolas, através da reprodução curricular patriarcal, colonizadora e eurocêntrica. Para transcender essa reprodução social, neste artigo são apresentadas reflexões sobre a relevância dos princí­pios freireanos e suas implicações para o iní­cio deste século, concomitantes à (re)invenções de sua aplicação em diversos contextos sociais, sob uma perspectiva da pedagogia crí­tica. Este trabalho tem o objetivo de discutir as relações entre as totalidades hegemônicas da branquitude e patriarcalismo com enfoque nos estudos culturais, de gênero e étnico-raciais dentro de uma (re)leitura freireana. Ponderamos ontologias e epistemologias construí­das socialmente, através de uma análise bibliográfica e de metodologia qualitativa crí­tica, com caráter descritivo e interpretativo, com pareceres sobre dimensões especí­ficas como a cultura, algumas questões de gênero e, também, sobre as relações étnico-raciais. Os resultados apontam para a importância de dialogar com as questões de interseccionalidades hegemônicas e o desenvolvimento de uma pedagogia do opressor. Palavras-chave: Paulo Freire. Branquitude. Patriarcalismo. Pedagogia do Opressor.

Publicado

2021-08-03

Cómo citar

Rossatto, C. A., Bezerra, C., M¼ller, A. J., & Porto, J. L. S. (2021). À sombra de outras mangueiras: as interseccionalidades hegemônicas da branquitude e patriarcalismo dentro de uma (re)leitura freireana. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 38–61. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210087

Número

Sección

Artigos