As representações sociais das professoras sobre alunos-pobres em uma escola periférica no município de São Gonçalo-RJ
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210143Resumen
Esse artigo, oriundo de uma pesquisa em Educação, tem como objetivo geral investigar as relações entre as representações sociais de "aluno-pobre" e a construção das relações sociais em uma escola particular em um bairro periférico do município de São Gonçalo-RJ. Essa pesquisa qualitativa utiliza-se, na sua metodologia, a Teoria das Representações Sociais a partir de Willem Doise; a organização de diários de campo inspirados na Fenomenologia de Edmund Husserl e a análise retórico-filosófica, em Aristóteles, dos discursos das docentes. Como conclusão final, a pesquisa mostra que o núcleo figurativo das representações sociais se organiza a partir do campo simbólico: "eles já vêm assim". As práticas educativas não são eficazes para atender as "faltas" educacionais dos "alunos-pobres". Ao contrário, as práticas docentes atendem as imagens das professoras sobre a pobreza vividas pelos seus alunos e, não necessariamente, as demandas reais dos sujeitos em situação de empobrecimento socioeducacional. Palavras-chave: Práticas Educativas. Teoria das Representações Sociais. Pobreza. Educação em Periferias.Descargas
Publicado
2022-06-25
Cómo citar
Dias, T. S., & Ferreira, A. V. (2022). As representações sociais das professoras sobre alunos-pobres em uma escola periférica no município de São Gonçalo-RJ. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 35–55. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210143
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