Experienciar democraticamente o currí­culo e formação de educadores/as: Paulo Freire e os desafios da centralização curricular

Autores/as

  • Teodoro Adriano Costa Zanardi Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cleidiane Lemes de Oliveira Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210098

Resumen

O artigo objetiva discutir a polí­tica curricular centrada na Base Nacional Comum Curricular com suas implicações na formação de educadores e educadoras sob uma perspectiva crí­tico-emancipatória. A partir do pensamento freireano, buscamos categorias necessárias à compreensão da proposta padronizadora e antidemocrática que se configura nas polí­ticas públicas curriculares na atualidade brasileira. Através de uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e documental, compreendemos as polí­ticas curriculares oficiais como envolvidas em interesses empresariais e alheias à práxis dos sujeitos da escola. Nesse contexto, buscamos um desvelar que traga a lume seus fundamentos e objetivos das propostas curriculares. Este desvelar se articula com uma concepção de currí­culo que é pensá-lo como produto da práxis dialógica que, aqui, é valorizada como um experienciar democrático no enfrentamento às prescrições autoritárias. Palavras-chave: Currí­culo. Formação de educadores/as. Base Nacional Comum Curricular. Paulo Freire. Práxis dialógica.

Biografía del autor/a

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Pedagogo pela FUMEC e Bacharel em Direito e Mestre em Direito Privado pela Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação (Currí­culo) da Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Departamento de Educação da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Lí­der do Grupo de Pesquisa Currí­culo crí­tico, educação transformadora: polí­ticas e práticas

Cleidiane Lemes de Oliveira, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Metre em Educação e licenciada em História pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente - GEPPDOC e desenvolve pesquisas sobre decolonialidade e formação de professores.

Publicado

2021-06-21

Cómo citar

Costa Zanardi, T. A., & Oliveira, C. L. de. (2021). Experienciar democraticamente o currí­culo e formação de educadores/as: Paulo Freire e os desafios da centralização curricular. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 272–292. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210098

Número

Sección

Artigos