Investigação Temática freireana e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica: reflexões teórico-metodológicas

Autores/as

  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Natália Santos Calheiros Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Eliete Santiago Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210095

Resumen

As obras do educador Paulo Freire subsidiam experiências nos diversos campos de atuação e conhecimentos. Dentre as diferentes contribuições freireanas, a Investigação Temática é apontada como caminho teórico-metodológico possí­vel para a produção de conhecimentos intencionados para a mobilização de processos de transformação social no sentido da humanização. Este texto objetivou refletir sobre a Investigação Temática freireana, enquanto processo de produção de conhecimentos, no contexto da pesquisa acadêmica. A utilização da Investigação Temática exige práticas e pesquisas que sejam congruentes com a intencionalidade da humanização e construção da justiça social. Assim, inicialmente são discutidas as concepções fundantes do pensamento freireano que orientam o planejamento e realização da pesquisa e em seguida é apresentada uma proposta de sistematização para a Investigação Temática em 5 momentos. A vivência da pesquisa acadêmica, pautada nos referenciais freireanos, configura-se como experiência formativa, dialógica e conscientizadora para todos(as) os(as) envolvidos na sua materialização. Palavras-chave: Investigação Temática. Pesquisa-ação. Pedagogia Paulo Freire. Produção de conhecimento.

Biografía del autor/a

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal de Pernambuco

Profa do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Membro da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco

Maria Natália Santos Calheiros, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraí­ba, doutoranda do curso de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco

Maria Eliete Santiago, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

Gontijo, D. T., Calheiros, M. N. S., & Santiago, M. E. (2021). Investigação Temática freireana e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica: reflexões teórico-metodológicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 211–233. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210095

Número

Sección

Artigos