Centenário de Paulo Freire e o direito à educação

Autores/as

  • Francisca Rodrigues Pini Unifesp
  • Michele Rodrigues
  • Geovana Loureiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210091

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da concepção de educação emancipadora como práxis da liberdade, a fim de demarcar o sentido e a concepção de educação como projeto de sociedade, formulado pelo educador Paulo Freire, no contexto de seu centenário, em 2021. O direito à educação e as contribuições da teoria do conhecimento do educador expressam os elementos constitutivos do acesso à educação das classes subalternas e os diferentes projetos educacionais em disputa, que tensionam pela manutenção da opressão e domesticação dos sujeitos. Por fim, este artigo busca apontar os desafios do projeto da educação emancipadora no enfrentamento de ações como os ataques da ofensiva neoliberal e do conservadorismo, no que se refere ao direito à educação, bem como aos demais direitos básicos conquistados nas últimas décadas. Palavras-Chave: Educação Emancipadora. Direito à Educação. Disputas de Projetos. Centenário Paulo Freire.

Biografía del autor/a

Francisca Rodrigues Pini, Unifesp

Professora do Curso de Serviço Social da Unifesp/Campus Baixada Santista. Vinculada ao Departamento Sociedade, Educação e Saúde

Michele Rodrigues

Professora da educação básica doutoranda pela Unifesp e membra do Comitê São Paulo da Campanha Nacional pelo Direito í  Educação

Geovana Loureiro

Graduanda do Curso de Serviço Social pela Unifesp/Campus Baixada Santista

Publicado

2021-06-08

Cómo citar

Pini, F. R., Rodrigues, M., & Loureiro, G. (2021). Centenário de Paulo Freire e o direito à educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 115–131. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210091

Número

Sección

Artigos