Uma leitura crítica das abordagens teóricas sobre o desenho infantil: por uma pedagogia da estética
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210136Resumen
RESUMO O presente artigo discutirá o percurso histórico das principais abordagens teóricas sobre o desenho infantil. A revisão da literatura foi construída acessando as bases de dados digitais SciELO (Scientific Electronic Library Online), a BDTD (Bibliotecas Digital Brasileira de teses e dissertações), e os textos de autores clássicos, dentre os quais se destacam; Luquet (1969), Lowenfeld (1977 [1954]), Piaget (1976), Mí¨ridieu (2006 [1979]), e MartheBerson (1966 apud Mí¨ridieu 2006 [1979]), Iavalberg (2013) e Vigostki (2014). Assumimos a teoria histórico-cultural como referência para compreendermos a dimensão estética e criativa do desenho na constituição das funções psicológicas superiores. A revisão da literatura apontou que a perspectiva maturacionista abriu um caminho de estudos e pesquisas distintas sobre o desenho infantil. Ao final, trazemos uma reflexão sobre a dimensão expressiva e criativa do desenho, defendendo a necessidade de investimento em práticas pedagógicas que favoreçam o exercício da imaginação, em direção a uma pedagogia da estética. Palavras-chave: Desenho infantil. Desenvolvimento humano. Educação. Estética.Descargas
Publicado
2022-01-26
Cómo citar
Souza, A. da S., & Iriart, M. F. (2022). Uma leitura crítica das abordagens teóricas sobre o desenho infantil: por uma pedagogia da estética. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 322–342. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210136
Número
Sección
Artigos