O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19

Autores/as

  • Luis Cláudio Dallier Saldanha Universidade Estácio de Sá

Resumen

Este artigo trata do discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 a partir de sua oposição à educação a distância (EaD). São identificadas as questões terminológicas desse debate; abordados os principais argumentos da distinção ou oposição entre ensino remoto e EaD; e analisados os elementos comuns entre as duas modalidades educacionais. A partir da contribuição da teoria crí­tica da tecnologia de Andrew Feenberg, defende-se aqui a posição de que a mediação tecnológica tanto na educação a distância quanto no ensino remoto apresenta limitações e também abre possibilidades que precisam ser debatidas. Palavras-chave: Educação a distância. Ensino remoto. Teoria crí­tica da tecnologia.

Publicado

2020-09-07

Cómo citar

Saldanha, L. C. D. (2020). O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 124–144. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8701

Número

Sección

Artigos