DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCADORES/AS

Autores/as

  • Elaine de Jesus Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Joilson Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Claudiene Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumen

As representações que educadores/as possuem acerca da diversidade sexual influenciam a (des)construção de atitudes preconceituosas e discriminatórias que são manifestadas na instituição escolar e acabam ocasionando diversos outros tipos de violências homofóbicas em toda a sociedade. Ademais, o silenciamento e/ou a negação das múltiplas identidades sexuais e de gênero que permeiam a escola contribuem para o enaltecimento dos preconceitos sutis ou manifestos. Assim, esse estudo teve como principal objetivo analisar as representações sociais de educadores/as da educação básica acerca da diversidade sexual. Por conseguinte, nesta pesquisa qualitativa foi empregado o método de análise de conteúdo categorial temática e o instrumento constituiu-se de entrevistas e questionários semiestruturados realizados com sete docentes do ensino fundamental. Os resultados obtidos evidenciaram que as representações dos/as educadores/as estão ancoradas em crenças, normas e estereótipos impostos socialmente acerca da diversidade sexual, que devido ao desconhecimento e outras questões como a influência religiosa, impedem a busca de (in)formação, gerando os preconceitos sutis ou manifestos, o que contribui com a manutenção das práticas homofóbicas no ambiente escolar. Portanto, ao desvelar as concepções e vivências de educadores/as acerca da diversidade sexual, alerta-se para a necessidade de cursos de formação inicial e continuada que forneçam constantemente (in)formações precisas e atualizadas acerca de tais temas. Para que os/as docentes possam questionar os padrões heteronormativos, compreender, (re)conhecer e possibilitar a expressão das diversas identidades sexuais, desconstruindo preconceitos e acolhendo efetivamente essa diversidade de indiví­duos que integra a escola. Palavras-chave: Diversidade Sexual; Representações; Preconceitos.

Biografía del autor/a

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe/UFS; Graduada em Ciências Biológicas pela UFS. Professora de Educação Básica.

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia Social; Professor do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe/UFS.

Claudiene Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora adjunta do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe/UFS; Lí­der do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/UFS/CNPq.

Publicado

2014-08-21

Cómo citar

Souza, E. de J., da Silva, J. P., & Santos, C. (2014). DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCADORES/AS. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 389–422. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/841

Número

Sección

Artigos