Perspectivas polí­ticas e pedagógicas de educação para a diversidade

Autores/as

  • Jaciara de Sá Carvalho Universidade Estácio de Sá
  • Ana Cláudia Ferreira Godinho
  • Elionaldo Fernandes Julião
  • Fabiana de Moura Maia Rodrigues
  • Wallace Wagner Rodrigues Pantoja
  • Hugo de Carvalho Sobrinho
  • Alexandre de Oliveira Fernandes
  • Stela Guedes Caputo
  • Kiusan Regina de Oliveira

Resumen

Este número temático é publicado em meio a um contexto de pandemia jamais imaginado por nós quando o definimos. Talvez hoje tenhamos que admitir, se já não o fizemos, que pertencemos todas/os a uma única morada e, por mais que sejam construí­dos muros e polí­ticas excludentes, há circunstâncias que nos aproximam - no caso, viver ou morrer. Embora estejamos "juntos nessa", seria imprescindí­vel identificar a singularidade de cada contexto, de seus sujeitos e vivências. Nessa linha, esta edição apresenta artigos e entrevista desenvolvidos para três seções temáticas especí­ficas: 1. Educação para Jovens e Adultos em situação de restrição e privação de liberdade na América do Sul. 2. Educação geográfica e lugares amazônicos. 3. Educação e(m) terreiros. No Sumário, os trabalhos aprovados foram listados seguindo esta ordem de seções, sem subtí­tulos que os discriminem.São discussões cuja relevância é apontada neste editorial pelos responsáveis das seções. Boa leitura!

Biografía del autor/a

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá

Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP) e Magistério (ní­vel técnico). Grupos de Pesquisas: TICPE e GPTEC (UNESA) E DEdTec (PUC-Rio). Integra a Rede Internacional de Pesquisas Crí­ticas em Educação e Tecnologia. Trabalhou em projetos de formação de professores no Instituto Paulo Freire (2009-2012). Atuou na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e como educadora de crianças abrigadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP. Tem passagem por veí­culos da grande imprensa. Suas pesquisas envolvem inter-relação das seguintes temáticas: formação de professores, educação, tecnologia, Paulo Freire e cidadania.

Publicado

2020-04-21

Cómo citar

Carvalho, J. de S., Godinho, A. C. F., Julião, E. F., Rodrigues, F. de M. M., Pantoja, W. W. R., Sobrinho, H. de C., Fernandes, A. de O., Caputo, S. G., & Oliveira, K. R. de. (2020). Perspectivas polí­ticas e pedagógicas de educação para a diversidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 01–09. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8128

Número

Sección

Editorial