Produção de audiolivros e representações sociais: a inclusão escolar de crianças e adolescentes cegos na Amazônia paraense

Autores/as

  • Kássya Christinna Oliveira Rodrigues Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade Estadual do Pará
  • Samara Tavares Silva Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumen

Este estudo objetiva investigar as Representações Sociais elaboradas por professoras sobre a produção do recurso de Tecnologia Assistiva-TA no formato do audiolivro disponibilizados para crianças e adolescentes cegos(as) da Amazônia Paraense. Trata-se de uma pesquisa de campo (MARCONDES, 2010) de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009). Tem como participantes três professoras voluntárias no projeto "Audiolivros sons literários e inclusão" que atuam com a produção e tratamento dos audiolivros, as mesmas são tratadas por nomes fictí­cios. Respeitam-se neste estudo questões éticas em pesquisas que envolvem seres humanos (TEIXEIRA; OLIVEIRA, 2010). Realiza-se estudo sobre a Tecnologia Assistiva (BERSCH, 2017), a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2015; OLIVEIRA, 2006) e a Inclusão Escolar. Entre os resultados, identificou-se que algumas representações sociais elaboradas pelas professoras sobre a produção dos audiolivros permitem ancorar novos sentidos para práticas inclusivas com pessoas cegas; algumas representações sociais sobre as pessoas cegas ainda estão objetivadas por esses sujeitos. Palavras-chave: Audiolivro. Inclusão escolar. Pessoa cega. Representações sociais. Tecnologia assistiva.

Biografía del autor/a

Kássya Christinna Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará. Psicóloga e Pedagoga. Mestre em Educação. Vice-lider do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processo Inclusivos - GPEEPI/Ufopa. Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP/UEPA. Leciona os componentes curriculares da Educação Especial e as Psicologias. Atua com pesquisa e extensão na área da Educação Especial e Tecnologias Assistivas.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade Estadual do Pará

Realizou pós-doutoramento em educação na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currí­culo) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Realizou mestrado em Educação Popular na UFPB. É graduada em Filosofia pela UFPA. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Pará. É vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED desde dezembro de 2019. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da UEPA. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. É editora da Revista Cocar. Coordena a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Coordena a Rede de Educação Inclusiva da Amazônia. É Pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial, da Rede Freireana de Pesquisadores, da Rede Luso-brasileira de Alfabetização de Jovens e Adultos e da Rede Interculturalidade e Movimentos Sociais - Rede Mover. Exerceu a coordenação do Forpred Norte de 2016 a 2018. Exerceu a vice-coordenação do Forpred Norte de outubro de 2015 a outubro de 2016. Exerceu a coordenação do FEPAE no perí­odo de outubro de 2014 a outubro de 2015. Exerceu a coordenação do Fórum de Editores de Periódicos em Educação do Norte e Nordeste no perí­odo de 2012 a 2013. Exerceu a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2010 a março de 2012.. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA (2003-2007), a Vice-coordenação do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (2005-2007), a direção do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (1996-1998), a vice-direção do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (1990-1991) e a coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (1988-1990). Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, envolvendo ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos. Em seu currí­culo Lattes os termos mais freqí¼entes na contextualização da produção cientí­fica, tecnológica e artí­stico-cultural são: educação, educação especial, educação de jovens e adultos, inclusão, educação popular, filosofia, Filosofia da Educação e ética.

Samara Tavares Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Licenciatura em em Informática Educacional, foi bolsista Pibex no ano de 2016-2017 no projeto Musicaliza Bebê coordenado por Iani Lauer. Foi Bolsista PIBIC no ano de 2018-2029. Foi Bolsista no ano de 2019-2020 no projeto de monitoria academia do Núcleo de Acessibilidade. Participa do grupo de pesquisa LAPCIA - Laboratório de pesquisa crianças e infâncias Amazonidas. Participa do Grupo de Pesquisa GPEEPI.

Publicado

2020-08-15

Cómo citar

Rodrigues, K. C. O., Oliveira, I. A. de, & Silva, S. T. (2020). Produção de audiolivros e representações sociais: a inclusão escolar de crianças e adolescentes cegos na Amazônia paraense. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 237–258. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8065

Número

Sección

Artigos