Argumentação, Metáforas e Labirintos
Resumen
Resumo Este artigo aborda, com o referencial da teoria da argumentação de Chaí¯m Perelman, o papel das analogias e metáforas como recursos argumentativos, sobretudo no sentido de servirem de fundamento para concepções epistemológicas e pedagógicas. Aponta algumas metáforas educacionais sobre a relação professor aluno. Destaca a metáfora do labirinto, trazendo interpretações sobre narrativas da mitologia e estudos sobre a tipologia e resolução de labirintos. Recorrendo à literatura, especialmente aos contos labirínticos abertos de Jorge Luis Borges, esboça a exploração de suas contribuições para se pensar a complexidade e a educação, em tempos de internet e hipertexto. Palavras-chave: Teoria da argumentação. Metáforas. Labirinto.Descargas
Publicado
2020-03-25
Cómo citar
Lemgruber, M. S. (2020). Argumentação, Metáforas e Labirintos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(13). Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8002
Número
Sección
Artigos