Argumentação, Metáforas e Labirintos

Authors

  • Marcio Silveira Lemgruber UFJF

Abstract

Resumo Este artigo aborda, com o referencial da teoria da argumentação de Chaí¯m Perelman, o papel das analogias e metáforas como recursos argumentativos, sobretudo no sentido de servirem de fundamento para concepções epistemológicas e pedagógicas. Aponta algumas metáforas educacionais sobre a relação professor aluno. Destaca a metáfora do labirinto, trazendo interpretações sobre narrativas da mitologia e estudos sobre a tipologia e resolução de labirintos. Recorrendo à literatura, especialmente aos contos labirí­nticos abertos de Jorge Luis Borges, esboça a exploração de suas contribuições para se pensar a complexidade e a educação, em tempos de internet e hipertexto. Palavras-chave: Teoria da argumentação. Metáforas. Labirinto.

Published

2020-03-25

How to Cite

Lemgruber, M. S. (2020). Argumentação, Metáforas e Labirintos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(13). Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8002

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Artigos