Didatizando o texto fí­lmico: uma proposta envolvendo concepções crí­ticas de leitor e leitura

Autores/as

  • Carmen Irene de Oliveira
  • Leila Beatriz Ribeiro
  • Valéria Cristina Lopes Wilke

Resumen

Nossa investigação considera a potencialidade da imagem no trabalho pedagógico e da percepção do filme como um discurso significante. A partir de uma pesquisa envolvendo dois grupos, a) turmas de graduação em pedagogia e b) professores que adotam filmes em sua prática docente, construí­mos algumas categorias: o espaço do leitor, como aquele em que o professor identifica o texto fí­lmico e ao mesmo tempo significa este texto como viável para seu trabalho em sala; o espaço de uso, onde ele estabelece estratégias de escolha e uso do texto fí­lmico, inclusive negociando as leituras com os alunos. Elaboramos um mapa conceitual cuja ordenação lógica deu uma visibilidade ao que estamos chamando, em nossas pesquisas, pedagogia do texto fí­lmico, constituindo um processo que vai da escolha do texto fí­lmico até o uso que se faz dele. Palavras-chave: Texto fí­lmico. Pedagogia do texto fí­lmico. Leitura de imagens.

Publicado

2020-02-04

Cómo citar

Oliveira, C. I. de, Ribeiro, L. B., & Wilke, V. C. L. (2020). Didatizando o texto fí­lmico: uma proposta envolvendo concepções crí­ticas de leitor e leitura. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(12). Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7782

Número

Sección

Artigos