Didatizando o texto fílmico: uma proposta envolvendo concepções críticas de leitor e leitura
Resumen
Nossa investigação considera a potencialidade da imagem no trabalho pedagógico e da percepção do filme como um discurso significante. A partir de uma pesquisa envolvendo dois grupos, a) turmas de graduação em pedagogia e b) professores que adotam filmes em sua prática docente, construímos algumas categorias: o espaço do leitor, como aquele em que o professor identifica o texto fílmico e ao mesmo tempo significa este texto como viável para seu trabalho em sala; o espaço de uso, onde ele estabelece estratégias de escolha e uso do texto fílmico, inclusive negociando as leituras com os alunos. Elaboramos um mapa conceitual cuja ordenação lógica deu uma visibilidade ao que estamos chamando, em nossas pesquisas, pedagogia do texto fílmico, constituindo um processo que vai da escolha do texto fílmico até o uso que se faz dele. Palavras-chave: Texto fílmico. Pedagogia do texto fílmico. Leitura de imagens.Descargas
Publicado
2020-02-04
Cómo citar
Oliveira, C. I. de, Ribeiro, L. B., & Wilke, V. C. L. (2020). Didatizando o texto fílmico: uma proposta envolvendo concepções críticas de leitor e leitura. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(12). Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7782
Número
Sección
Artigos