A prática pedagógica de murais no contexto de privação de liberdade: entre narrativas, culturas e arquivo escolar
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210036Resumen
O artigo buscou refletir sobre a produção de murais a partir de um olhar sensível, o que permitiu aproximar as histórias de vida dos sujeitos às narrativas que eram expressas nos murais. Tal percepção possibilitou tecer articulações com Goodson (2007b), tendo em vista a proposição de uma pedagogia, assentada na narrativa, voltada para um aprendizado que representa, de outros modos, as disputas pelo caráter prescritivo do conhecimento escolar. A função narrativa como um saber pedagógico pavimentou o caminho para o entendimento do aprendizado que se espera na educação de mulheres adultas e em condição de privação de liberdade. Problematizou-se como as narrativas, presentes na formação de nossas sensibilidades, potencializam práticas educativas em uma escola prisional feminina. Resultados indicam que a materialidade da produção escolar das estudantes, elemento significativo para conhecer as práticas pedagógicas, precisa ser preservada, passando a compor os arquivos escolares, pois estes revelam outros aspectos das práticas culturais. Palavras-chave: Murais. Narrativas. Culturas. Arquivo escolar.Descargas
Publicado
2020-04-27
Cómo citar
Gomes, P. R., & Martins, M. do C. (2020). A prática pedagógica de murais no contexto de privação de liberdade: entre narrativas, culturas e arquivo escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 163–181. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210036
Número
Sección
Seção temática