As habilidades profissionais essenciais do discente e o mercado de trabalho: a opinião do docente atuante na Educação Profissional

Autores/as

  • Carlos Vital Giordano Centro Paula Souza
  • Senira Annie Ferraz Fernandez Centro Paula Souza
  • Humberto Emílio Massareto Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210117

Resumen

O presente trabalho objetiva apurar as opiniões dos docentes sobre as habilidades profissionais essenciais dos discentes no tempo atual e futuro, por meio da comparação dos ní­veis de opinião daqueles, de duas diferentes áreas do conhecimento: exatas e humanas; do contraste dos ní­veis de opinião dos docentes de duas diferentes unidades da Fatec; e, da verificação sobre se a atuação profissional do docente, além da docência na área da disciplina que ministra, reflete diferentes ní­veis de opinião quando comparados com o docente que não atua profissionalmente na área da disciplina ministrada. A metodologia adotada abrange revisão bibliográfica, fundamentação teórica e entrevista baseada em questionário respondido por docentes de Fatecs selecionadas de maneira intencionada. A tabulação das respostas obedeceu a critérios baseados nas dimensões cursos e área de conhecimento. Constatou-se que as hipóteses lançadas se confirmaram. Palavras-chave: Mão de obra. Competência. Criatividade.

Biografía del autor/a

Carlos Vital Giordano, Centro Paula Souza

Professor do programa de mestrado profissional do Centro Paula Souza.

Senira Annie Ferraz Fernandez, Centro Paula Souza

Professora do programa de mestrado profissional do Centro Paula Souza.

Humberto Emílio Massareto, Centro Paula Souza

Mestre pelo programa de mestrado profissional do Centro Paula Souza.

Publicado

2021-04-09

Cómo citar

Giordano, C. V., Fernandez, S. A. F., & Massareto, H. E. (2021). As habilidades profissionais essenciais do discente e o mercado de trabalho: a opinião do docente atuante na Educação Profissional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 267–287. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210117

Número

Sección

Artigos