A Festa do Divino Espí­rito Santo em terreiro de culto de matriz africana e afro-brasileira

Autores/as

  • Edvaldo Costa Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Resumen

O objetivo deste texto é apresentar a Festa do Divino Espí­rito Santo, aqui no Brasil, com sua singularidade e seu aspecto educativo quando realizada em terreiros de religião cuja matriz é africana ou sincreticamente afro-brasileira. Traz como exemplo a festa na Casa das Minas, em São Luí­s do Maranhão, terreiro fundado em meados do século XIX por africanas de nação Jeje, que chegaram ao Maranhão como contrabando. A composição do texto resulta de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes artigos, documentos governamentais, jornais maranhenses e sites diversos. O referencial teórico priorizou os estudos de Thompson (1992), Geertz (2008), Verger (1990), Alberti (2005), Portelli (1997), Ferretti (1996, 2012) e Prandi (2001) sobre a temática. A análise das fontes possibilitou inferir que festas do Divino realizadas em terreiros, celebram, simultaneamente, o Espí­rito Santo e santos católicos, além disso, se distinguem das demais festas quanto aos rituais religiosos e elementos simbólicos. Palavras-chave: Casa das Minas. Educação. Festa do Divino. Religiões afro-brasileiras. Tambor de mina.

Biografía del autor/a

Edvaldo Costa Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. MESTRE EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. LICENCIADO EM PEDAGOGIA E HISTÓRIA, ATUALMENTE É TÉCNICO DA ÁREA DO CURRÍCULO ESCOLAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO.

Publicado

2020-02-28

Cómo citar

Rodrigues, E. C. (2020). A Festa do Divino Espí­rito Santo em terreiro de culto de matriz africana e afro-brasileira. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 471–494. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7062

Número

Sección

Seção temática