Relações étnico-raciais e escola: práticas de ensino para o enfrentamento ao racismo
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210114Resumen
Este texto apresenta os estudos desenvolvidos no âmbito da pesquisa que teve como objetivo investigar possíveis ações de prevenção às situações de discriminação racial no ambiente escolar, propondo, para tanto, práticas de ensino acerca das questões raciais nos anos finais do ensino fundamental em um colégio público. O trabalho foi desenvolvido na abordagem qualitativa, por meio de análise de livros didáticos; observação e registro em diário de campo a partir do acompanhamento do ambiente escolar; análise das práticas de ensino desenvolvidas; e aplicação de questionários aos estudantes. Os resultados apontam que as ações desenvolvidas oportunizaram a reflexão entre os(as) estudantes sobre a cultura afrobrasileira, favorecendo o combate ao preconceito e discriminação racial no ambiente escolar. Obteve-se, ainda como resultado, a inserção da disciplina denominada "Educação Étnico-Racial", no colégio investigado. Palavras-chave: Práticas de Ensino. Ambiente Escolar. Relações Étnico-Raciais.Descargas
Publicado
2021-04-09
Cómo citar
Nunes, P. G., Peres, J. P., Paniago, R. N., & Louzada, N. do C. (2021). Relações étnico-raciais e escola: práticas de ensino para o enfrentamento ao racismo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 211–232. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210114
Número
Sección
Artigos