A constituição do campo da Polí­tica Educacional no Brasil como objeto de estudo: revisão de literatura

Autores/as

  • Silvana Stremel Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Resumen

O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a constituição do campo da Polí­tica Educacional no Brasil. Foram catalogados 70 trabalhos, os quais foram agrupados em sete categorias. De modo mais especí­fico, o artigo explora as contribuições de seis trabalhos que focalizam aspectos históricos da constituição do campo da Polí­tica Educacional no Brasil. Concluiu-se que os principais desafios para a pesquisa sobre esse tema referem-se à importância de ampliar os estudos sobre esta temática e investir na busca de referenciais teórico-epistemológicos para o estudo da constituição do campo da Polí­tica Educacional. Palavras-chave: Polí­tica Educacional. Campo acadêmico. Constituição do campo.

Biografía del autor/a

Silvana Stremel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2016). Mestre em Educação pela UEPG (2011). Licenciada em Pedagogia pela UEPG (2008). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), colaboradora da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Polí­tica Educativa (Relepe).

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutor (PhD) pelo UCL - Institute of Education (2004). Realizou Estágio Sênior no Exterior, com bolsa da CAPES. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

Publicado

2019-09-23

Cómo citar

Stremel, S., & Mainardes, J. (2019). A constituição do campo da Polí­tica Educacional no Brasil como objeto de estudo: revisão de literatura. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 31–45. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6938

Número

Sección

Temática dezembro